Bebês

Mãe recusa pedido de médico para abortar filho que nasceu com lábio leporino

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Publicado em 28/11/2018, às 08h22 - Atualizado às 08h29 por Jennifer Detlinger, Editora-chefe | Filha de Lucila e Paulo


“Eu gostaria que eles pudessem ver o quão bravo e forte Brody tem sido nos últimos dois anos e quanta esperança nós temos para o futuro dele”. É essa forma que Sara Heller,  uma americana de Nebraska, define seu filho, Brody, que acaba de completar 2 anos.

O menino nasceu com fenda labial e palatina — malformações que acontecem durante o desenvolvimento do embrião. Em entrevista ao site Kidspot, Sarah revelou que ficou surpresa ao descobrir sobre a fissura do filho. Mas a mãe ficou ainda mais chocada ao escutar dos médicos que sua gravidez deveria ser interrompida. “Eu sabia que mesmo que o bebê tivesse algumas complicações, ele também ainda era um filho, com um coração palpitante. Embora eu estivesse com medo do futuro de Brody e das coisas que perderíamos como pais de primeira viagem, eu não hesitei em continuar a gravidez”, afirmou.

Desde que descobriram sobre o diagnóstico, Sara e o marido, Chris, compartilharam a história do filho nas redes sociais: “Eu queria que as pessoas tratassem Brody como uma vida digna de comemoração. Um verdadeiro milagre”.

(Foto: Reprodução/Instagram)
(Foto: Reprodução/Instagram)

Sara contou também que vem recebendo diversas mensagens positivas e de apoio a sua família, vinda de outros pais. “Quando recebo um comentário grosseiro, normalmente eu o deleto e envio para essa pessoa uma mensagem particular explicando que Brody nasceu com um defeito congênito muito comum que exigia uma cirurgia para corrigir. Eu escolho educar em vez de reprimi-los”, diz.

“Há mais coisas boas do que ruins acontecendo ao redor do mundo, nós apenas não ouvimos sobre elas com tanta frequência”. E Sara viu exatamente isso quando um membro do “fã-clube” de Brody fez uma doação anônima de US $ 2 mil para a cirurgia do menino. “Fiquei muito impressionada com a bondade de um completo estranho”, diz ela.

(Foto: Reprodução/Instagram)
Hoje, Brody está com 2 anos (Foto: Reprodução/Instagram)

Quando o doador anônimo finalmente se apresentou, Sara ficou muito feliz e sem palavras para agradecê-lo. “Eu envio fotos de Brody todos os anos para ele. Nunca nos esqueceremos de como eles nos fizeram sentir naquela noite”, revelou. Sobre os médicos que sugeriram o aborto, Sara deseja poder voltar e contar para eles “como Brody tem sido forte nos últimos dois anos e quanta esperança temos para o futuro dele”.

Lábio leporino

Um a cada 650 bebês nascidos no Brasil tem fissura labiopalatina. Geralmente, a fenda atinge somente o lábio (conhecido como lábio leporino), apenas o palato (céu da boca) ou o lábio e palato juntos. Hoje, as causas da má formação são consideradas multifatoriais, envolvendo aspectos ambientais e genéticos.

“A condição não implica risco de vida ao bebê, então não há necessidade de correr para fazer a cirurgia”, explica o cirurgião plástico Diógenes Laércio Rocha, pai de Daniella e Camilla e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. De acordo com o Dr. Diógenes, para realizar a primeira cirurgia a criança deve estar mais desenvolvida, com maior peso, estruturas ósseas faciais mais rígidas e fendas mais estreitas, possibilitando melhores resultados a longo prazo. O indicado é que o primeiro procedimento ocorra entre o terceiro e sexto mês de vida do bebê.

Para garantir uma vida mais tranquila, é importante ter o acompanhamento multiprofissional com especialistas em fissuras desde o nascimento até o final da adolescência. Ou seja, ter sempre a orientação de um cirurgião plástico, fonoaudiólogo e um ortodontista Atualmente, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), da Universidade de São Paulo, é referência no tratamento de fissuras e oferece auxílio gratuito à população.

Leia também:

Lábio leporino: entenda o que é e quais os tratamentos

Vítima de bullying por causa da aparência, criança adota gato com a “mesma cara”!

As Fissuradas: ONG de apoio à crianças com labiopalatina realiza primeira edição de congresso em São Paulo


Palavras-chave

Leia também

Imagem Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Mensagens e frases para o Dia das Mães

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Monatagem Endrick e Lara - Foto: Reprodução/ Instagram

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Rafa Kalimann - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Rafa Kalimann conta que perdeu bebê após abort0 espontâneo: "Essa dor não é normal"

Dia dasmães, mensagens para avó - Créditos: Reprodução

Especiais / Dia das mães

Frases e mensagens de Dia das Mães para vó: veja inspirações especiais para a sua