Maria Gil, de 49 anos, irmã caçula de Preta Gil, se manifestou pela primeira vez desde a morte da cantora, no último domingo (20), aos 50 anos. Preta faleceu nos Estados Unidos, onde fazia um tratamento experimental contra um câncer colorretal.
Em um post feito por Flora Gil, madrasta das duas, Maria comentou com uma frase curta e carregada de emoção: “Nosso amor, nossa luz. Para sempre em nós.”
Laços familiares
Maria é a filha mais nova do casamento entre Gilberto Gil e Sandra Gadelha, que durou 11 anos e deu origem a três filhos: Pedro, que morreu jovem em um acidente de carro; Preta, e ela. A família sempre manteve uma relação próxima, mesmo após a separação dos pais.

O nome de Sandra ficou eternizado na música “Drão”, composta por Gilberto Gil, e também tatuado por Preta em uma das mãos.
A luta de Preta
Preta Gil foi diagnosticada com câncer colorretal em 2023. Após um período de remissão, a doença voltou com mais agressividade, atingindo linfonodos, o peritônio e o ureter. Ela estava em Nova York tentando uma nova abordagem de tratamento quando faleceu, cercada de amigos e familiares.
A cantora deixa o filho Francisco, de 30 anos, e a neta Sol de Maria, de 9. Além da família, Preta também deixa um legado de resistência e afeto, pautado pela luta contra o racismo, a defesa dos direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIAPN+, e o incentivo ao amor-próprio.