O fotógrafo, norte-americano, Wesley White, foi visitar a ilha deserta, Tratch Caye, na América Central a trabalho. E durante a viagem, encontrou um cachorro abandonado, em condições de saúde extremamente precárias. No momento em que eles se encontraram, o pet estava se afogando no mar.
Wesley estava tirando fotos das paisagens do local, quando avistou o cachorro. Ao deparar com a situação, ele não pensou duas vezes e foi até alto-mar para resgatar o cão. A partir desse momento, o fotógrafo decidiu adotá-lo para proporcionar uma melhor condição de vida. O pet estava desnutrido, com anemia e diversas queimaduras de sol na pele. Ele foi encaminhado a um hospital veterinário para receber os cuidados necessários, onde ficou por uma semana.

As autoridades locais, afirmaram que, possivelmente, o cachorro havia sido abandonado por turistas da ilha, de acordo com o portal Zoorprendente. Além das dificuldades aparentes, os médicos veterinários também afirmaram que ele estava com infestação de ácaros e parasitas no estômago.
“Apesar de estar muito doente, ele não parava de abanar o rabo. Meu coração se partiu em mil pedaços com a cena. Ele estava esperando muito alguém aparecer para socorrê-lo”, contou o fotógrafo.
Wesley batizou o cachorro com o nome de Winston, no entanto, só pôde ficar com ele por pouco tempo, pois precisou retornar para os Estados Unidos, devido ao visto limitaria a estadia no local. No entanto, o fotógrafo prometeu que voltaria para buscá-lo assim que pudesse.

Nesse período, Winston permaneceu em um abrigo, onde foi muito bem cuidado e recebeu a recuperação total. Depois de um tempo, Wesley retornou à ilha para resgatar o cachorro, com todas as documentações necessárias para levar-lo aos Estados Unidos com ele.