Neste sábado, 12 de junho, a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, FDA,aprovou o envio de 3 milhões de doses da vacina da Janssen ao Brasil. A previsão é que os imunizantes cheguem ao país na terça-feira, 15.
As vacinas devem chegar pelo Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas serão distribuídas para as capitais por conta da logística e tem validade até o dia 27 de junho.
Como este imunizante é aplicado em dose única, uma aplicação da vacina da Janssen equivale a duas doses das demais vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil (Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca) – o que deve agilizar o processo de vacinação.
Devido ao prazo curto da validade curta do lote de 3 milhões, o Ministério da Saúde está aconselhando que os estados apliquem as vacinas do lote antecipado somente nas capitais e de maneira rápida – para que o máximo de pessoas sejam imunizadas.

A previsão é a de que o imunizante comece a ser distribuído aos estados em 48 horas, ou seja, nesta quinta-feira, 17. Apesar do prazo de validade muito próximo do vencimento, Ministério da Saúde informou que pagou o mesmo valor por cada dose, de US$ 10.