Bebês

Escovar os dentes sem segredo

Com 6 meses, a criança pode ganhar a primeira escova

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Os dentes de leite começam a nascer por volta dos 6 meses de idade. A primeira dentição se completa aos 3 anos. A higiene começa antes dos dentes, limpando a gengiva do bebê. E, já a partir de seis meses, a limpeza deve ser feita por uma escova de treinamento. A partir do primeiro ano, a higiene pode ser feita com uma escova com cerdas macias, sem creme dental ou com creme dental sem flúor.

Veja como cortar a unha do bebê

Anúncio

FECHAR

Como dar o primeiro banho no bebê

Veja um vídeo do passo a passo para limpar as gengivas do seu filho:

Depois que os dentes estiverem formados, é importante que as mães lembrem sempre de fazer a higienização dos dentes mesmo(e principalmente) após a última mamada da noite – a falta desse hábito pode fazer com que a criança desenvolve a chamada ‘cárie de mamadeira’, um tipo de cárie de avanço muito rápido que acomete os dentes de leite.

Você vai precisar de:
– Escova
– Pasta
– Água
– Copo infantil

Para a escovação, é importante que o tamanho da escova seja proporcional ao da boca da criança. Uma boa escovação resume-se em fazer movimentos suaves e circulares nos dentes da frente e no fundo com o movimento de vai e vem, sem esquecer de escovar a língua também. Você ainda pode deixar seu filho escovar os dentes para ele ir aprendendo a fazer a higiene bucal sozinho.

Na série Primeiros Cuidados, com apoio da MAM, mostramos como mães e pais devem fazer a higiene dos dentes dos filhos. Você pode acompanhar os demais vídeos da série sobre cuidados com o bebê em nosso canal no Youtube.

O roteiro dos vídeos e a direção são da nossa colunista Silvia Faro, mãe da Lis, que já passou por tudo isso, e traduz as orientações dos melhores especialistas sobre cada situação.  A coordenação é da editora-executiva Larissa Purvinni, que depois de ter a Carol, Duda e a Babi fez pós-graduação em primeiros cuidados. A produção é da Blackout Produções Digitais.