Bebês

Dez coisas que não se deve dizer para uma mãe que dá fórmula

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

foto_amamentacao

(Foto: Shutterstock)

Após alimentar três bebês com fórmula, eu escutei que não merecia ser mãe porque não amamentei meus filhos no peito. Isso é apenas uma das ofensas que pessoas cruéis podem dizer para mães que oferecem fórmula.

Definitivamente essas pessoas não ajudam em nada. Confira a seguir algumas dicas do que você NÃO deve dizer para uma mãe que não amamenta o filho.

1. Você sabia que é melhor amamentar no peito?

Anúncio

FECHAR

Claro! Todas nós sabemos o quão benéfica é a amamentação no peito para o bebê, equivalente a segurança que o cinto proporciona dentro de um carro em movimento. Mas imagine que o seu carro quebrou. O que você faz? Deixa o seu bebê dentro do carro, seguro, preso na cadeirinha, e sai caminhando? Ou vai levá-lo com você enquanto procura ajuda, até que ambos estejam seguros? Essa comparação é basicamente a decisão que tomei em como alimentar meus bebês, após muitas considerações e angústia. Então, por favor, respeite!

2. Por que você não amamentou?

Eu não tenho como te dizer quantas vezes eu fui questionada por pessoas que eu mal conhecia. Me desculpe, mas as razões de eu não ter amamentado são pessoais.

3. Amamentar foi tão natural para mim.

Inevitavelmente uma amiga, uma vizinha ou algum conhecido já me viram amamentando com fórmula e compartilharam sua experiência. Foi tão fácil! Tão natural! Que bom… para você! Aqui não foi tão simples.

4. Amamentar com fórmula não promove vínculo

Certamente a amamentação oferece uma oportunidade incrível de estabelecer laços com o recém-nascido. Mas eu posso assegurar que não perdi nenhuma oportunidade de abraçar o meu doce bebê, sentir o seu cheirinho e a sua pele aveludada, ouvir seus barulhinhos logo cedo pelas manhãs. Então… Nós estamos bem, obrigada.

5. Ah sim, alimentar por fórmula é mais fácil, então entendo sua decisão.

Você realmente acredita que eu escolhi não amamentar no peito porque era mais fácil? Porque nada em ter um recém-nascido é fácil. Desde as noites em claro até o fato do meu corpo agora não parecer o meu. Eu garanto que não optei pela fórmula para levar a maternidade de forma mais fácil.

6. Pelo menos você vai poupar os seus seios!

Eu posso garantir que meus seios nunca mais serão os mesmo após ficarem cheios de leite, depois empedrarem como granito e depois murcharem.

7. Que desgosto, sem palavras.

Se você decidiu amamentar o seu filho, eu te apoio. Tente apoiar a minha situação e a minha decisão também.

8. Você não está amamentando? Por que você não me falou?

As pessoas podem ser agressivas e cruéis quando se trata de um assunto polêmico como esse, então eu não consultei ninguém quando parei de amamentar.

9. Crianças que mamam no peito são mais saudáveis e espertas

Existem estudos que provam os benefícios da amamentação. No entanto, um estudo recente divulgou que crianças que mamam no peito não são mais espertas do que as que tomam fórmula. Esse estudo sugere ainda que existem outros fatores que contribuem para a saúde e bem estar dos bebês, além de mamar no peito.

10. Você sabe o que há dentro da lata em que você está alimentando o seu bebê?

Sim, eu posso ler no verso da lata. Eu desejaria dar para o meu bebê alimentos saudáveis e orgânicos pelo resto da sua vida. Mas a realidade é que estou fazendo o meu melhor. Eu amo o meu bebê