Publicado em 03/08/2015, às 06h01 - Atualizado em 03/02/2016, às 13h01 por Redação Pais&Filhos
Quem tem filho pequeno sabe. O primeiro ano de vida de um bebê é repleto de surpresas e descobertas agradáveis, como começar andar ou falar. Mas, nesse período, há também a constatação de que é comum o surgimento de problemas de saúde ou incômodos pertinentes à idade, principalmente quando o bebê passa o dia no berçário. Isso acontece principalmente porque a imunidade das crianças ainda está sendo formada e não é tão forte quanto a de um adulto.
Resfriados comuns e infecção de ouvido são alguns deles. É importante que os pais estejam sempre atentos e informados sobre as características dessas doenças e observar o desdobramento. Vale sempre à pena pedir orientação do pediatra do seu filho. Há doenças que pedem o acompanhamento médico mais frequente como, por exemplo, a bronqueolite, pneumonia e a infecção urinária.
Saiba como proteger seu filho do sol, mesmo em dias frios
Florais de Bach: você sabe o que é e como usar?
Bebês de zero a três meses devem ser observados com mais atenção. Em caso de febre, precisam ser levados imediatamente ao médico. Os pediatras Hélio Krakauer, do hospital Dr. Christóvão da Gama, Maria Amparo Martinez, do Hospital Santa Catarina e Lucilia Santana Faria, da coordenação médica da UTI pediátrica do hospital Sírio-Libanês, contam quais são as doenças mais comuns nessa faixa etária.
É comum em recém-nascidos. Refere-se à cor amarelada da pele dos branco dos olhos que é causada pelo excesso de bilirrubina no sangue.
A partir do quarto mês, período em que as mães voltam ao trabalho, é comum que o bebê tenha resfriados.
Trata-se de uma infecção viral e geralmente acomete bebês com seis meses de vida, mas pode ocorrer também do nascimento até os dois anos. Pode ser confundida com uma gripe, porém, difere-se pelo chiado no peito, causado por bronco espasmos.
É comum a partir dos três meses até um ano de vida, mas também pode ocorrer em crianças maiores. Geralmente a criança apresenta febre, mas não tem sinal de refriado ou gripe.
É o nome dado a bronquite, que pode ocorrer em decorrência a uma gripe, ou à asma brônquica, que tem como desencadeador um processo alérgico.
A infecção de ouvido ocorre geralmente quando a criança está gripada e com congestão nasal. Costuma apresentar febre alta.
A pneumonia é uma infecção mais grave dos pulmões e pode ser causada por vírus ou bactéria.
São as laringites ou faringites. É comum a partir dos quatro meses, quando a criança começa a frequentar a escolinha. Nesse caso, a criança tem febre associada a coriza (nariz entupido ou escorrendo).
A varicela, conhecida como catapora, é causada pelo vírus herpes zoster. O contágio é por saliva, espirro ou tosse. Também ocorre quando as mãos entram em contato com vesículas contaminadas de alguém doente.
As diarreias ocorrem por transmissão de vírus. É comum principalmente em bebês que ficam em berçários. Geralmente a criança fica caidinha e precisa de muita hidratação.
Doença crônica da pele que apresenta erupções que coçam e apresentam crostas. Pode também vir acompanhada de asma ou rinite alérgica.
É um tipo de tosse seca persistente que surge sempre que o bebê entra em contato com a substância alergênica.
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Família
Casal mineiro registra bebê com nome do primeiro faraó negro do Egito após Justiça negar
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Beiçola de 'A Grande Família' é recusado em Retiro dos Artistas após despejo: "Não há vagas"
Família
Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai