Recém-Nascido

Colocando para arrotar

O arroto pode ser rápido ou demorar e se a criança não arrotar isso não significa que ela vai engasgar

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Quando seu filho mama, inevitavelmente engole ar. E o excesso de ar no estômago do bebê pode causar desconforto com gases. Para aliviar esse incômodo é preciso colocar a criança para arrotar. Coloque uma toalhinha no ombro. Sempre pode vir um regurgito junto com o arroto, é melhor prevenir.

Não há uma posição correta, mas colocar o bebê em pé, com a cabeça acima do seu ombro, facilita o processo todo. Com um braço você vai sustentar o bebê e, com o outro, você dá umas batidinhas de leve. Não que elas provoquem o arroto, essas batidinhas sejam mais um hábito dos pais. Mas mal não faz, e a criança se sente acolhida.

Anúncio

FECHAR

Veja como cortar a unha do bebê

Escovar os dentes 

O primeiro banho do bebê

O arroto pode ser rápido ou demorar, não em uma regra. Se a criança não arrotar não significa que vá engasgar. Neste caso, apenas coloque a criança numa posição mais elevada. Arroto também não é sinal de que o bebê está satisfeito. Pode ser que depois de arrotar ele ainda queira mamar um pouco mais.

Fique atento! Criança muito irritadiça, que arrota muito, chorosa quando arrota, com fezes muitas vezes ao dia, pode estar com refluxo ou problemas gástricos, se isso estiver acontecendo com seu filho, procure orientação do pediatra.

Com apoio da MAM, a série Primeiros Cuidados traz vídeos sobre os cuidados com o bebê.Com roteiro e direção da nossa colunista Silvia Faro, mãe da Lis, que já passou por tudo isso, e traduz as orientações dos melhores especialistas sobre cada situação.  A coordenação é da editora-executiva Larissa Purvinni, que depois de ter a Carol, Duda e a Babi fez pós-graduação em primeiros cuidados. A produção é da Blackout Produções Digitais.

 

Consultoria: Dr. Claudio Len, pai de Fernanda, Beatriz e Silvia