Bebês

Calmante natural

Não precisa se desesperar com o choro do bebê: algumas técnicas que envolvem colo, carinho e música funcionam como mágica

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Nossa jornada de trabalho com bebês é dupla: interpretar o choro deles e descobrir como fazer para parar. Calma, não é tão difícil quanto parece. Há uma série de métodos que fazem parte do repertório de qualquer pai e mãe – paninhos, tocar uma música suave ou utilizar um balanço para bebês. Mas, se nada disso está ajudando, é hora de diversificar. Tem criança que se acalma com o som do aspirador ou com um passeio de carro. O principal é conhecer bem o seu filho e ser criativo nos métodos antichoro.

Cantinho silencioso

Anúncio

FECHAR

Leve seu bebê para um lugar tranquilo, diminua as luzes e embale-o até que pare.

Por que funciona: A infância também pode ser estressante, embora por razões diferentes dos adultos. “O cérebro de um bebê não pode lidar com todos os estímulos do seu mundo”, explica Meg Faure, terapeuta ocupacional pediátrica e autora de The Secret Babysence. Isso é especialmente verdadeiro durante a tarde e a noite, com o efeito cumulativo de todas as imagens e os sons que ele encontrou durante o dia. Quando você o retira de perto dos brinquedos barulhentos, cachorro latindo, TV alta e as conversas da família, ele vai finalmente ter uma chance de relaxar. No futuro, tente lhe dar pequenos intervalos de calmaria durante o dia.

Um passeio lá fora

Leve-o para dar uma volta no parque.

Por que funciona: Crianças podem reconhecer a diferença entre um ambiente interno e um externo desde o nascimento, e elas gostam da mudança de cenário. “Ficar o dia inteiro fechado num ambiente pode deixar qualquer um irritado”, afirma Alice Honig, professora emérita de desenvolvimento infantil da Universidade de Syracuse, em Nova York, Estados Unidos. “O calor do sol ou a brisa fazem bem para o bebê”. Passar um tempo ao ar livre pode também ajudar seu filho a dormir melhor à noite. Apenas certifique-se de que ele está vestido de acordo com o clima e que fique na sombra.

Aperte o play

Use aplicativos de música ou brinquedos musicais para acalmar o seu filho.

Por que funciona: Sons rítmicos imitam o útero e fazem o bebê se sentir seguro, explica Meg. Porém, uma vez que cada criança é diferente, você terá que ver com quais músicas ou aparelhos usar esse truque.

Faça carinho

Acariciar a pele do seu bebê talvez o ajude a superar uma crise de choro – e pode até prevenir um próximo.

Por que funciona: O contato pele a pele é um calmante e tranquilizante para os bebês. “O toque aumenta o hormônio do bem-estar, a serotonina, e diminui o cortisol, hormônio do estresse, no corpo do seu bebê e também no seu próprio corpo”, explica Tina Allen, terapeuta especialista em massagem pediátrica.

Quando a criança está tristinha, coloque-a contra seu peito para sentir sua pele e ouvir os batimentos do seu coração. Tente uma massagem suave passando as mãos do peito até o braço, dos quadris até os pés, e também ao longo das costas. “Isso vai ajudar os dois a relaxar”, acrescenta Tina.

Deixe com os outros

Às vezes, deixar seu bebê nas mãos de outra pessoa por um momento pode fazer toda a diferença.

Por que funciona: É normal segurar seu bebê sempre da mesma forma, mas pode ser que ele deseje uma mudança – seja no jeito de segurar, na altura, na força, no embalo…

Aproveite o momento

Espere uma calmaria ou uma pausa no choro do bebê, então o pegue e o conforte antes dele começar novamente.

Por que funciona: “Quando você o pega durante essas pausas, você está dizendo ‘Eu estou prestando atenção em você, e eu te amo’”, afirma o psicólogo Robert Epstein. Além disso, ao não correr para pegá-lo quando ele está chorando, você está ensinando-o como se acalmar sozinho, seja chupando o dedo ou fechando os olhos.