Engravidar

Teste de Gravidez de Farmácia Positivo: É Necessário Fazer o Exame de Sangue

Teste de Gravidez de Farmácia Positivo: É Necessário Fazer o Exame de Sangue - Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

Publicado em 01/04/2024, às 14h19 por Redação Pais&Filhos


Você acabou de fazer um teste de gravidez de farmácia e o resultado foi positivo. Agora surge a dúvida: será que é necessário fazer um exame de sangue para confirmar a gestação?

De acordo com especialistas, se o teste de farmácia já indicou positivo, não é obrigatório realizar o exame de sangue, conhecido como beta-hCG. O motivo é que ambos os exames medem a presença do hormônio hCG no organismo, que só é produzido quando há um embrião em formação.

Mulher grávida
Mulher grávida - Freepik

Mesmo que a linha do teste de gravidez tenha sido fraca, isso não significa que o resultado seja falso positivo. Na maioria dos casos, os testes de gravidez de farmácia são confiáveis.

No entanto, em algumas situações específicas, o médico pode solicitar o exame de sangue beta-hCG. Isso pode acontecer quando há dúvidas ou preocupações especiais em relação à gestação. O exame pode ser utilizado para monitorar o aumento dos níveis do hormônio hCG no organismo.

Teste de gravidez
(Foto: Getty Images)

Em uma gestação saudável, a concentração do hCG dobra a cada dois a quatro dias. Portanto, caso seja necessário realizar o exame de sangue, os resultados devem mostrar um aumento adequado nos níveis do hormônio. Por exemplo, se o primeiro beta-hCG apresentar um nível de 100 IU/l, é esperado que em três ou quatro dias esse número aumente para pelo menos 200 IU/l.

Além disso, o exame de sangue quantitativo beta-hCG é capaz de fornecer informações mais precisas sobre a concentração do hormônio no organismo. Resultados acima de 25 IU/l são considerados positivos. Por isso, esse tipo de exame é recomendado quando se deseja saber com maior certeza a concentração do hCG.

É importante ressaltar que os níveis de hCG podem variar muito de mulher para mulher e não são significativos clinicamente durante a primeira semana de atraso menstrual. No entanto, a comparação entre dois exames de sangue realizados em um curto período de tempo pode fornecer informações relevantes sobre o desenvolvimento da gestação.

Grávida com ultrassom
(Foto: iStock)

Além disso, os níveis de hCG podem ser correlacionados com imagens de ultrassom. Por exemplo, quando os níveis estão acima de 1500 IU/l, já é possível visualizar o saco gestacional no útero por meio do ultrassom.

No entanto, se os níveis de hCG não estiverem aumentando como deveriam, pode indicar um prognóstico desfavorável para a gestação. Infelizmente, cerca de 20% das mulheres que têm um teste de gravidez positivo podem enfrentar uma perda gestacional.

Por outro lado, níveis elevados de hCG podem indicar uma gestação gemelar, mas apenas um ultrassom posteriormente poderá confirmar essa possibilidade.

Em geral, o monitoramento dos níveis de hCG não é necessário em gestações saudáveis e pode gerar preocupações desnecessárias. Portanto, confie no resultado positivo do teste de gravidez de farmácia e siga as orientações do médico.

No entanto, é importante ressaltar que cada caso é único, e o médico pode solicitar o exame de sangue por razões específicas. Portanto, é fundamental conversar com o profissional e esclarecer todas as dúvidas.


Leia também

Luana Piovani - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Wanessa Camargo - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Wanessa Camargo muda de opinião sobre Davi e surpreende seguidores: "Nunca duvide"

Fernanda, do BBB 24, já foi presa no Rio de Janeiro - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Prisão de Fernanda do BBB vem à tona depois de fala polêmica sobre os filhos

Nome do 3º filho de Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

Vicky se surpreende com quarto em mansão - (Foto: reprodução/Instagram)

Criança

Quarto super luxuoso de filha de Roberto Justus revolta seguidores: "Exagero"

Anna Jatobá retira sobrenome do ex-marido depois do fim do relacionamento - (Foto: Divulgação)

Família

Anna Jatobá e filhos excluem sobrenome de Alexandre Nardoni após separação