Pais

Usuários de rede social listam erros mais comuns dos pais

Pessoas compartilharam memórias em rede social

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Ajudar muito na lição de casa pode ser prejudicial à criança (Foto: Shutterstock)

Ajudar muito na lição de casa pode ser prejudicial à criança (Foto: Shutterstock)

A tarefa mais difícil da vida talvez seja educar um filho. Para compartilhar erros e acertos, centenas de usuários do Reddit (rede social em que os usuários se relacionam e publicam links para outros conteúdos da internet) responderam à pergunta: “Quais são os erros mais comuns dos pais?”.

Leia também

9 erros sobre fertilidade resolvidos

Anúncio

FECHAR

10 erros comuns na hora de tentar engravidar

3 erros de disciplina que todas as mães cometem

A questão resultou em desabafos sobre erros que pais cometeram e erros que filhos viram seus pais cometer. O portal de notícias britânico “The Independent” reuniu as respostas que mais se repetiram e foram comentadas:

1) Ajudar muito na lição de casa

Falando sobre seu próprio arrependimento, um usuário revelou que tem remorso de ajudar muito seus filhos com a lição de casa: “Criei crianças que eram muito dependentes de mim e incapazes de completar qualquer trabalho por elas mesmas”.

Outros concordaram dizendo: “Cometi esse erro também! Isso se voltou contra mim, porque eles não conseguem pensar por elas mesmas”.

2) Dar muito espaço para as crianças

Um pai disse que crianças “merecem liberdade e descobrir as coisas por elas mesmas se elas escolherem”, mas não devem ser apenas soltas nas ruas.

3) Fazer a palavra “não” se tornar negativa

A palavra “não” tem que deixar de ser arbitrária, argumentou um usuário do Reddit.
Pais deveriam evitar usá-la, outro usuário disse. Ao invés disso, eles precisariam perguntar às crianças por que fazer o que elas querem é uma boa ideia. “Isso dá a sua criança a chance de tentar a produzir um argumento lógico e ela se sente como se pudesse mandar na própria vida, ficando mais propícia a concordar com você, ao invés de fazer o que quer pelas suas costas”, completou.

4) Repetir estereótipos

Um usuário argumentou que estereotipar crianças pelo seu gênero não é bom. “Meus filhos não podem fazer balé porque são meninos, ou não podem jogar futebol porque são meninas… Eles são pessoas, deixe-os ser pessoas. Deixe-os saber que você os apoia em qualquer coisa que eles fizerem”, afirmou.

3 erros que a gente comete quando o dente está mole

Conheça 7 dicas de planejamento para um pós-parto mais calmo

5) Ser muito crítico e mandão

Segundo um usuário, os pais querem que seus filhos façam o melhor, mas, se isso não ocorreu e o pai ficar apontando no que eles deveriam ter melhorado, pode passar uma mensagem de exigência que as crianças internalizam.

Outro usuário concordou, dizendo que foi muito crítico e construiu um filho carente e desesperado que não sabe lidar com nada.

6) Escolher o futuro do filho

“Quando eu era mais novo, meu pai estava constantemente tentando me colocar em engenharia, robótica, computação e constantemente me importunando sobre arrumar um emprego que dá muito dinheiro”, disse um usuário no Redit.

“Até que chegou a um ponto em que eu estava convencido de que era aquilo que eu deveria fazer. Mais tarde, pensei: ‘Espere, por que estou tentando me tornar um programador, quando amo arte e design, mas não suporto engenharia?’. Meu pai está melhor com minha opção agora, mas, Deus, foi terrível”.

7) Brigar

Um usuário disse que um erro enorme dos pais é brigar gritando com a criança. “Crianças fazem birra. Se você responde a altura, só mostra que esse comportamento é aceitável”.

8) Não ouvir seus filhos quando eles falam

Não ter um diálogo com seu filho e “não ouvir o que ele tem para dizer” faz um pai “inatingível”, disse um usuário.

Veja o guia para lidar com as mentiras em cada idade do seu filho

Conheça 30 pequenas coisas que deixam as crianças felizes