Pais

O que todo pai sabe e pode ensinar

4 coisas essenciais e divertidas que seu filho pode aprender com você, pai

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

O ditado bem diz: ninguém nasce pai, torna-se pai. Ao longo da minha existência como pai passei por muitas experiências, houve muitos altos e baixos e inúmeros casos de tentativa e erro, e acho que ainda estou tentando. Recentemente meus filhos atingiram idade com dois dígitos, e decidi fazer um balanço de tudo o que fiz por eles. Compartilho com vocês algumas das coisas que acredito que todo pai deveria transmitir aos seus filhos (obviamente que as mães também podem ensinar). Espero que também sejam úteis para vocês. 

Ensinar a lidar com o bullying

Muitas vezes as brincadeiras das crianças podem acabar intimidando um coleguinha. Infelizmente os pais não conseguem estar presentes em todos os momentos para defendê-los, por isso é importante que eles saibam contornar esse tipo de situação. Ensine seu filho a se defender, mas sem ofender ou brigar. Mostre a ele que o melhor é ter uma atitude positiva, dialogar, falar que brincadeiras assim não têm graça e que ele não liga para esse tipo de gracinha. Às vezes tudo que um “valentão” precisa é que alguém lhe diga que sua atitude não está agradando ninguém.

Anúncio

FECHAR

Ouvir o que os outros dizem

Nós passamos muito tempo ensinando e esperando que os filhos pronunciem as primeiras palavras, mas esquecemos de ensinar que também é importante ouvir o que os outros têm a dizer. Explique a ele que escutar é fácil, basta prestar atenção no outro, e não é necessário mover nenhum músculo. Estabeleça esta regra: quando ele estiver em uma conversa peça que se faça a seguinte pergunta: A outra pessoa está aprendendo mais sobre mim do que eu sobre ela? Se a resposta for sim, ele deve ouvir mais e falar menos.

Andar de bicicleta

Claro que isso é um clichê, mas é verdade. Ensine seus filhos a andar de bicicleta e ele nunca vai se esquecer como faz. Alguns especialistas sugerem remover as rodinhas antes de ensiná-los a se equilibrarem. Uma boa forma de começar é posicionar a criança nas duas rodas sobre uma superfície plana, não na grama. Com ele de costas para você, segure a parte de trás do banco enquanto pedala. Ele se sentirá seguro e conseguirá se equilibrar. Quando você perceber que ele está confiante, diminua a pressão e ele logo conseguirá pedalar sem o seu auxílio.

Saber perder

Recentemente sediamos o maior evento mundial de futebol e tivemos uma atuação da seleção brasileira que deixou a desejar e mostrou que muitas pessoas não sabem lidar com a derrota. É importante que você ensine seu filho que na vida nem sempre obtemos o melhor resultado, e não devemos viver em função disso. Mais importante do que o resultado são as conquistas e superações pessoais. Converse muito com ele sobre isso para que ele entenda que perder com dignidade vai ajudá-lo a vencer com mais maturidade.