Pais

Existe sexo depois da gravidez?

Especialistas explicam qual é o melhor momento para retomar a vida sexual depois do nascimento dos filhos

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Durante a gravidez, algumas mulheres sentem que o desejo sexual aumenta ainda mais. Mesmo com a barriga já crescida, conseguimos manter, com um pouco de boa vontade, uma rotina sexual saudável. Os preparativos para a chegada do bebê começam a ocupar mais nossa cabeça conforme os nove meses vão se aproximando e depois que saímos da maternidade só queremos descansar. Algumas mulheres não conseguem nem sentir o cheiro do marido por um tempo. Mas calma, é completamente normal e não passa disso: uma fase.

De acordo com a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, depois do parto a mulher tem um sangramento no útero que dura cerca de 40 dias. Não importa se você fez parto normal ou cesárea, esse sangramento serve para limpar o organismo. É a famosa quarentena, tempo necessário também para que o colo do útero volte a se fechar. Mas a nossa libido tem também uma grande influência hormonal.

Depois do parto, nossos hormônios precisam se reorganizar. No começo, de acordo com a especialista, você pode ter crises de insônia, mudanças de temperatura corpórea e até diminui a vontade de transar. Isso acontece principalmente por causa da placenta, que regula nossos hormônios durante a gravidez. A lubrificação da mulher também diminui e os músculos da vagina atrofiam durante o período de amamentação.

Anúncio

FECHAR

Certo, a parte física está explicada. Mas o que mais nos deixa preocupadas depois que o bebê nasce é o dia a dia, que muda completamente. De acordo com o psicólogo Luiz Hanns, para a mulher é muito difícil se envolver na relação e sentir desejo de transar quando a babá está no quarto ao lado, quando o bebê pode começar a chorar a qualquer momento, quando o jantar está para fazer ou quando você está cheirando a leite. “A mulher, diferente do homem, precisa estar envolvida. Seus pontos eróticos vão desde os dedos do pé até os fios de cabelo”, explica o especialista.

Não se sinta pressionada nem para um lado, nem para o outro. De acordo com Luiz Hanns, o casal deve combinar em dividir as tarefas e o peso das responsabilidades. O homem não pode ser completamente alheio ao que acontece em casa, mas a mulher também não precisa carregar toda a responsabilidade sobre os ombros. Depois do nascimento do bebê, tire um tempo para você se acostumar com a nova vida. Não sinta pressa, ainda que seu marido esteja esperando ansioso pelo momento que vocês vão retomar a vida íntima.

Mas nada de deixar isso para depois. Invista em momentos a dois, crie um clima bacana para que vocês esqueçam um pouco das responsabilidades e voltem a namorar. Sexo é importante para que vocês retomem a intimidade e cumplicidade. Luiz Hanns não deixa dúvidas: para retomar a vida sexual, vale muita criatividade e boa vontade dos dois lados. 

Seminário de Mães

O psicólogo Luiz Hanns é autor do livro A Equação do Casamento – O Que Pode (ou Não) Ser Mudado na sua Relação e um dos palestrantes do nosso 1º Seminário de Mães que acontecerá no dia 11 de julho em Belo Horizonte.

Leia mais: 

Entrevista com Luiz Hanns: http://www.paisefilhos.com.br/1-seminario-de-maes/entrevista-com-luiz-hanns