Gravidez

Esticar sem arrebentar

Não há um modo 100% eficaz de prevenir as estrias; mas você pode evitar que a gravidez deixe marcas indesejáveis

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Elas são um dos maiores temores das mulheres. A gente sabe que, uma vez que a estria aparece, é difícil apagá-la totalmente. Durante a gestação, as chances de as estrias aparecerem são maiores. A má notícia é que elas podem acometer cerca de 90% das gestantes. Geralmente, aparecem a partir do 6º mês de gravidez, quando a barriga e outras áreas já sofreram um aumento significativo.

As estrias são cicatrizes que ocorrem na derme (camada intermediária da pele), após a quebra de fibras de colágeno, causadas principalmente pela distensão da pele. Grande parte das mulheres desenvolve estrias nessa fase, sobretudo as que não seguem um programa de alimentação, exercícios e cuidado com a pele. O fator genético tem peso: se sua mãe teve, as chances podem ser maiores.

É possível prevenir ou diminuir seu aparecimento com uso de cremes com ativos específicos que atuem nessa camada específica da pele e que podem ser utilizados na gestação. Predisposição individual da mulher, produção hormonal durante a gestação, falta de proteção da pele e o ganho de peso são fatores que contribuem para que apareçam. Estudos demonstram que estrias gestacionais são mais frequentes nas mulheres que ganham mais peso do que o ideal durante a gravidez.

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Algumas mulheres atravessam a gestação sem ganhar nenhuma cicatriz no corpo. Isso só é possível com uma carga genética favorável, aliada a nutrição e atividades físicas. Mas uma boa forma de colaborar para a prevenção é usar produtos específicos, principalmente nas áreas mais suscetíveis, como seios, abdome e quadris.

 

Prevenindo estrias

– Elabora com seu médico ou nutricionista uma dieta;

– Evite banhos quentes e prolongados

– Dê preferência a sabonetes líquidos, com ph neutro;

– Use hidratantes após o banho e cremes específicos nas áreas mais suscetíveis (seios, quadris e abdome) no mínimo duas vezes ao dia;

– Faça caminhadas leves, hidroginástica ou outra atividade que seu médico recomendar.