Pais

Entenda como deve ser a iluminação do quarto do recém-nascido

Luzes dão aconchego e podem fazer diferença na hora da amamentação

A REDAÇÃO PAIS&FILHOS

Profissional indica que luz não bata diretamente no rosto do bebê (Foto: Shutterstock)

Consultora em decor baby  and kids indica que luz não bata diretamente no rosto do bebê (Foto: Shutterstock)

A iluminação do quarto de um recém-nascido faz toda a diferença. Além de ser importante para deixar o ambiente mais aconchegante, pode favorecer o sono da criança ou não. A arquiteta e designer de interior Adriana Morávia, da Morávia Arquitetura e Interiores, disse que a luz do cômodo deve ser planejada depois de já escolhida a distribuição dos móveis. “Primeiro você tem que pensar nos detalhes”, afirmou.

Leia também

4 maneiras de escapar do quarto sem acordar o bebê

Anúncio

FECHAR

Como melhorar a energia do quarto do bebê

Após escolher onde vai ficar cada móvel, os pais devem  colocar luzes que batam mais diretamente no trocador e guarda-roupa.

Se a mãe for amamentar  no quarto, Adriana indicou que ela deixe aceso apenas um abajur ou um pendente (luz de fio mais comprido que fica mais próximo dos objetos ou das pessoas) no ambiente, pois essas luzes mais fracas não incomodam o bebê. “Um dimmer também pode ser o ideal na hora da amamentação, porque você controla a luz e, na hora em que o bebê está dormindo, também consegue observá-lo sem iluminar o quarto todo com uma luz forte”, acrescentou a arquiteta.

Conheça 30 pequenas coisas que deixam as crianças felizes

Veja 11 dicas de cuidados com o recém-nascido

As luzes boas para quarto, segundo Adriana, são as mais econômicas que sejam neutras ou amareladas. “Luz branca não é boa para quartos, porque é muito fria e ilumina muito bem. Luzes brancas são boas para áreas de serviço, cozinha. A luz amarelada é mais aconchegante, porque se aproxima de como é a luz solar”, completou a arquiteta, mãe de Bernardo e Victor.

LuCentrone, consultora de decoração infantil e sócia-diretora da MamaLu Boutique, explicou que, para quem prefere apenas uma iluminação central, o ideal é que ela seja instalada no meio do quarto e nunca em cima do berço, pois a luz pode ir diretamente no rostinho do bebê e incomodá-lo. Outra dica dela é colocar interruptores independentes (que acende lâmpadas distintas) conforme a necessidade diária dos pais.