Publicado em 22/01/2016, às 12h21 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h31 por Redação Pais&Filhos
A fase do recém-nascido é tão preciosa quanto fugaz. Como assim de curta duração? Todos os momentos naqueles primeiros dias com o seu bebê podem ser confusos, fatigantes, enlouquecedores e francamente dolorosos para os pais. A boa noticia é que essas memórias tendem a desaparecer ou ficarem esquecidas uma vez que você se afasta um pouco dessa fase. Caso você se sinta como citamos acima, aqui vão algumas coisas que você ficará contente em esquecer:
Leia também
Contando até dez quantas vezes for necessário
Ser mãe ou pai: 21 sinais de que você dominou a missão
10 coisas que você jamais deveria dizer ao seu filho
Falta de sono
Comecemos com o óbvio: você nunca se esquecerá de que ficou cansado. Mas se esquecerá do sentimento de estar cansado a ponto de começar o dia fatigado ao máximo e saber que na manhã seguinte (e na próxima depois dessa) será exatamente a mesma coisa. Então certo dia – pode ser literalmente da noite para o dia, se você conseguir ajustar o sono do seu filho – o bebê começa a dormir a noite inteira. Felizmente, depois disso, você nunca mais vai sentir na pele esse tipo de privação de sono. Bom, pelo menos até o próximo bebê!
Recuperação do parto
Seja normal ou cesárea, o nascimento de um bebê é dolorido. Mas então você tem um novo bebê para cuidar, o que significa navegar por um novo e intenso desafio físico e emocional ao mesmo tempo em que você deve estar se recuperando fisicamente da experiência do parto.
Cólica
Alguns bebês podem sentir muita cólica, muita mesmo. Chorar durante meses por dores na barriga não é incomum. Até os pais entenderem o motivo do choro, pode demorar um pouco. Mas a sensação de impotência e aquele certo desespero em ver seu filho sentindo dor, demoram a passar. A boa notícia é queessa fase acaba e, quando toda essa dor estiver no passado, você não se lembrará dela como o show de horror que costuma ser.
Desorientação total
Quase como que por definição, novas mães estão fora de seus centros. Elas nunca fizeram isso antes, então a curva de aprendizagem é íngreme. Imagens na internet farão você acreditar que vestir o bebê é algo simples e que pode ser feito em poucos movimentos. Na verdade, você nunca fez isso, então pode parecer uma tarefa impossível. Isso sem mencionar a tarefa de criar uma rotina para amamentar, trocar e dormir. O ponto é: se sentir em pânico pode te deixar desmoralizada consigo mesma, mas logo você tirar de letra essas tarefas e assumir outras coisas que te deixarão igualmente em pânico, claro.
8 coisas nojentas que deixam de te incomodar quando você tem filho
Australiana usa Facebook para mostrar o lado B da maternidade
O que ninguém te contou sobre o parto (e nós te contamos!)
Família
Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Fenômeno raro 'chuva negra' atingirá região do Brasil após frente fria
Família
Sthefany Brito mostra rosto do segundo filho pela 1ª vez: "Pacotinho de amor"
Família
Beiçola de 'A Grande Família' é recusado em Retiro dos Artistas após despejo: "Não há vagas"
Família
João Guilherme fala sobre o nascimento do terceiro filho de Virginia Fonseca: "Fofura"