Pais

Cabelo de verão

Especialista dá dicas para manter as madeixas saudáveis e bonitas nesta época de sol, mar e vento

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 

Manter as madeixas bonitas e com aparência saudável no verão nem sempre é tarefa fácil, ainda mais quando se tem de pensar se as crianças estão bem, hidratadas, com protetor solar em dia… E a vida complica quando se está na praia ou curtindo a piscina, já que tanto a água do mar quanto a piscina agridem os cabelos, pois diminuem o manto gorduroso responsável pela proteção dos fios, fragilizando a cutícula. Isso aumenta a perda de água dos cabelos, deixando os fios com aparência ressecada, quebradiça e com pontas duplas.

Anúncio

FECHAR

20 cavalos com “cabelo” melhor que o nosso

Saiba o que acontece com seus fios durante a gestação

O dermatologista do Hospital e Maternidade São Cristóvão Dr. Rodrigo Rodrigues Motta explica que, para evitar esse tipo de dano ao cabelo, uma dica simples é lavar os fios com água doce após sair da piscina ou do mar, para eliminar o excesso de sal ou cloro e evitar que eles continuem agindo nos fios. Para completar o tratamento pode ser usado um produto à base de silicone que funciona com uma barreira protetora para o fio.

“Uma vez por semana utilize um shampoo anti-resíduos para remover os resquícios de protetores solares, cremes, cloro e sal. Após isso faça uma hidratação com um produto de qualidade”, indica o dermatologista.

Sem máscaras

Um truque usado por algumas mulheres para manter a hidratação dos fios é usar máscaras capilares na praia e piscina. Se você tem o hábito de fazer isso, pule fora. O especialista explica que muitas vezes os princípios ativos desses produtos reagem com cloro e sal, colaborando para potencializar os danos.

Uma boa alimentação e hidratação também é fundamental para manter não só os fios, como toda a pele protegida e saudável para enfrentar as temperaturas elevadas da estação. Veja outras dicas fáceis e importantes para seguir linda e sem grandes preocupações no período de descanso.

– Use chapéus, lenços e bonés para proteger os cabelos da exposição ao sol;

– Evite procedimentos químicos, chapinhas e secadores antes da temporada;

– Não mantenha os cabelos presos, pois isso agride a estrutura dos fios, principalmente se já estão ressecados;

– Lembre-se sempre de enxaguar os cabelos com água doce após contato com o mar e água da piscina.