Pais

Alimente-se bem e fuja do cansaço

Alimentos gordurosos deixam digestão lenta, fazendo com que cansaço piore

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Têm dias complicados, começa complicado no trabalho, com várias reuniões, você tem que chegar em casa pra fazer o jantar, ficar com as crianças e ainda ter tempo pra ler um livro que começou há meses. E ainda tem gente que cisma em dizer que é preguiça! É cansaço, isso sim. E você não precisa se culpar por se sentir assim.

Uma boa dica para quem se sente muito cansado é tentar equilibrar a balança na alimentação. Dá mesmo uma vontade louca de comer uma barra de chocolate ou meter o pé na jaca com alimentos gordurosos, o problema é que isso só complica a situação, pois têm digestão difícil e lenta. Por isso, a nutricionista Thais Souza, da rede Mundo Verde, recomenda: “Opte por saladas com legumes e verduras, pois ajudam na reposição de água e sais minerais perdidos pelo suor devido ao aumento da transpiração. As frutas in natura ou secas também são excelentes opções, são ricas em vitaminas, minerais, fibras e substâncias antioxidantes que ajudam a retardar e prevenir o envelhecimento precoce da pele”.

Anúncio

FECHAR

Para garantir uma disposição extra para brincar com as crianças e espantar o cansaço podemos optar por alimentos que fornecem substâncias responsáveis por gerar energia. Veja quais os alimentos mais indicados:

– Cereais integrais: são altamente energéticos por serem fontes de carboidratos, que fornecem o principal combustível para fornecimento de energia para nossas células, a glicose. Granola, flocos de aveia, quinua e amaranto são excelentes opções para adicionar em sucos, vitaminas, iogurtes e saladas de frutas, no café da manhã. O arroz e as massas integrais podem ser utilizados nas principais refeições.

– Sementes oleaginosas: fontes de gorduras insaturadas, ajudam a fornecer energia e também protegem o coração. Castanha de caju, castanha do Brasil, amêndoas, nozes, avelãs, pistache, podem ser utilizados para preparar um mix de sementes que pode ser consumido como um pequeno lanche. Experimente adicionar às oleaginosas frutas secas como as tâmaras, damasco e uva passa.

– Guaraná em pó: possui boa quantidade de cafeína, um potente estimulante do sistema nervoso central, que ajuda a aumentar a disposição. Pode ser adicionado em sucos e vitaminas para consumir antes das festas e blocos de carnaval.

– Geleia real: fonte de vitaminas do complexo B que participam de diversas reações relacionadas à produção de energia, auxiliam na regulação da transmissão de informações entre os neurônios, melhorando a disposição tanto física quanto mental. Deve ser consumida pela manhã para garantir disposição e energia ao longo do dia.

– Levedo de cerveja: fonte de vitaminas do complexo B que são essenciais para o metabolismo dos carboidratos, atuando na conversão da glicose em energia. Pode ser encontrado em cápsulas e em pó.

– Mel: composto por glicose e frutose, carboidratos simples que fornecem energia rapidamente para nosso organismo. Pode ser utilizado em saladas de frutas, iogurtes e com açaí e granola. O mel em sachê é uma opção prática para repor as energias durante a folia.

– Polén: as vitaminas do complexo B presentes no pólen melhoram a utilização dos nutrientes pelo organismo. Atuam, ainda, em reações químicas que fornecem energia para o organismo. Por isso, é um alimento capaz de combater a fadiga e o cansaço físico. Pode ser consumido puro ou adicionado em sucos e vitaminas.

– Spirulina havaiana: as vitaminas do complexo B – B1, B2 e B6, fazem parte da composição da spirulina, dessa forma ela auxilia no combate a fadiga e ao cansaço físico, pois essas vitaminas atuam em reações químicas que fornecem energia. É fonte de clorofila, que auxilia na detoxificação aumentando a eliminação de toxinas de nosso organismo.