Família

ABC da mãe

Imagem ABC da mãe

Publicado em 03/05/2012, às 07h00 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h31 por Redação Pais&Filhos


Ser mãe é padecer no paraíso, como se acreditava e dizia antigamente? Nós da Pais&Filhos achamos que ser mãe é tanta, mas tanta coisa ao mesmo tempo, que só assim, com um abecedário inteiro ajudando, podemos chegar perto de alguma definição. E é só chegar perto mesmo…

A

Amor de mãe Palavra-chave. Sentimento-chave. Uma espécie de filtro por onde passa tudo. É incondicional, assustador, enorme e diferente de qualquer amor. Nós, da Pais&Filhos, achamos que todas as pessoas do mundo devem provar desse amor. Não ter filhos não está com nada! Biológico ou adotado, não importa: que seja seu!

Amiga Fundamental. Para ter com quem falar, abrir o coração; para sair, fofocar; trocar receitas, dicas e truques; para segurar a onda quando você dá aquela pirada; para dar risada; te lembrar que a vida é boa e continua; para te dar aqueles toques fundamentais que só as amigas sabem dar
Antena  Sempre ligada, ligadíssima, ligadérrima; para perceber, intuir, escutar, adivinhar…

Abraço Muito. Sempre

Angústia, não dá para escapar, só administrar…

Alívio Quando a febre passa, quando chegam inteiros, quando finalmente dá tudo certo, quando eles dormem, quando a cólica passa, quando param de chorar, quando comem tudo, quando sorriem para a gente, quando nos dizem “eu te amo, mãe” e você sente o coração inchar e mesmo sem querer pensa: “Nossa, devo estar fazendo certo…”

B

Bolo de aniversário, claro. Do seu filho, claro. Mas também aquele bolo que a gente passa a fazer normalmente porque casa com criança pede bolo fresquinho saindo do forno, sempre.?

Brinquedo Espalhados ou organizados, passam a existir por toda a casa.

Boca Para bronca e beijo, em doses iguais, por favor.

Babá Não tem meio-termo: quando é boa, vira anjo da guarda. Quando é ruim, é pesadelo, melhor nem falar…

Babá eletrônica Como faziamos antes dela?

Bagagem Enoooooooorme. Sempre. Viajar só com uma mochilinha? Como assim?

Bóia Tem que ter. Muitas. Sempre por perto, sempre à mão. É item de sobrevivência. Sem bóia, não pode nem chegar perto da água.

Banho, o seu talvez a única hora do dia só sua, absolutamente sua. Aproveite, estique o efeito e trate de se organizar, para ter outras horas só suas tão boas quanto essa.

Bolsa grande Porque lá dentro tem que caber todas as suas coisas e todas as do filhote: um brinquedinho eventual, uma mudinha de roupa, lenços úmidos, uma fábrica de chupeta… Enfim, você sabe!

Babar Tem o Elefante Babar, personagem infantil, francês, que é maravilhoso; mas aqui estamos nos referindo à baba mesmo. Aquela que no dicionário vem definida como “saliva que escorre”. Tem duas: a sua pelo seu fllho e a dele, que vai molhar muita roupa sua. E dele. E o sofá. E a roupa dos outros…

C

Carinho Nunca é demais. Para você e para seu filho.

Culpa Tem que segurar a onda!

Colo para você e para seu filho.

Choro o pior é que você aprende, SIM, a distinguir cada um deles:
o de fome, de dor, de sono, manha… É muito louco isso!

Coração de mãe precisa dizer alguma coisa?

Cama, a sua para dormir e dormir bem; para namorar e namorar bem; para deixar o filho tirar uma casquinha de vez em quando, porque cama de mãe é tudo, fazer o quê?

Calma calma calma e um pouco mais de nunca é demais!

D

Ditadura É tudo o que a gente queria, porque educar sem baixar uns decretos é praticamente impossível. Temos que aprender a negociar. Mas, atenção! A medida é tudo. Se passar o poder pra ele… Sinto muito, você tá frita. O conceito e a prática da democracia, quando se trata de criar filhos, é bem discutível… É… Depois dos filhos, as convicções ideológicas da família passampor uma grande revisão…

Dúvidas Todas, o tempo todo. Mais uma das coisas que a gente vai ter que aprender a conviver .

Dodói Que dói na gente, às vezes até mais do que neles.

Dormir Não dormir ou dormir de vez em quando. Ser mãe é ter o sono beeeeem prejudicado. Tem um pessoal aí que diz até que a gente nunca mais vai dormir direito. Na dúvida, leia o item “cama, a sua”.

E

Escovar Os cabelos, os dentes, o pêlo do cachorro…

Elogios Uma espécie de gasolina. A gente quer receber. E precisa! Se não nada funciona. Mas também tem que saber dar… fique esperta.

Escola precisa explicar??

Emoção Escancarada, escandalosa, exagerada! (Tudo com a letra “E”). ENERGIA não pode faltar. Nem na casa, nem em você.

F

Família É tudo. Cuide. Olha o que o Sartre falou: “A família é como varíola: a gente tem quando criança e fica marcado para o resto da vida”. E, para o bem ou para o mal, é isso mesmo. Que a sua seja unida e forte

Fralda Seca, molhada, suja, limpa, na gaveta, na bolsa, no trocador, na estante da farmácia, na conta do supermercado, a que acabou de madrugada, a que vazou, a que a gente trocou, a que conseguir tirar…

Felicidade A gente acha que felicidade é bater um ventinho quando faz calor… Não é muito mais do que isso. Saber valorizar o que se tem. Mas com o filho muda tudo: a gente quer que o filho, absurdamente feliz, quase que de um jeito impossível, mesmo. Agoooooora, ter infância feliz ele pode, sim, ô se pode, e essa depende bastante da gente, Tem a ver com união, com farra, com amor, com cumplicidade. Faça a sua parte, pois! “A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes.” ALBERT EINSTEIN

G

Gestos De carinho, de amor, de firmeza – com certeza – e de segurança, de apoio… São muitos, são imensos, mas nunca, nunca jamais são de violência.

Geladeira Cheia. Tem que ter. Se não, dá angústia! Como manter cheia é um outro problema, mas aí…

Guenta coração. Não precisa explicar.

H

Histórias As que você lembra, ouviu e que vai repetir para seu filho; as que você inventa; as que você nunca ouviu antes, os clássicos, as novas, todas as histórias do mundo… Contar história para filho dormir é fundamental! Faz parte da nossa discrição de cargo. E faz bem pra alma!

Hormônios Não tem explicação. A gente sente. Se quiser, pode passar direto para o item “LOUCA”.

Harmonizar A família, os humores, os amores, os horários, enfim… Um desafio crônico de toda mãe que se preza. Mas que acabamos conseguindo realizar com muito mais competência do que imagina a nossa própria vã filosofia. Funciona meio como se fosse um piloto automático: liga sem a gente nem perceber!

Homem Você vive sem o seu?

I

Instituto Não precisa explicar.

Incondicionalidade “As mães compreendem o que os filhos não dizem”. Provérbio Judeu
Imaginação Haja!

Inspiração Elemento fundamental na nossa alquimia, para que a gente exerça com mais facilidade as obrigações da nossa função. Ver também o item “antena”.

[!page]

J

Jogo de cintura Haja mais ainda!

K

Know how A gente vai adquirindo, ô se vai…

L

Louca A gente fica sim,  não há como negar. Relaxa: faz parte e é bom o pessoal em volta ir se acostumando com a sua loucura e aprenderem a lidar com ela…Ver também os itens Hormônios, Lua, Inspiração, e outros que a gente nem se deu ao trabalho de colocar aqui, tipo Marido, relação, Fidelidade, Resguardo, Crise, Ciúmes, Ginástica, Regime, Compras, Trânsito, Trabalho,  Banco, Insônia, Sogra etc. etc. etc.
Liberdade (o que é isso?). E, afinal, o que é isso?

Limite Nossa geografia.

Lua Porque nos protege, rege, nos regula. Porque na gravidez os meses são lunares. Porque muda a lua, o filho nasce. O humor muda. Porque a lua é o feminino. E, acima de tudo, porque a lua é dos namorados.

M

Mãe A sua mesmo, tão fundamental… Eu quero a minha! Deixe a sua mãe entrar na sua vida e na do seu bebê. Deixe ela dar palpite, te ensinar. Vó é tudo, e quando a gente vira mãe, quer sim a mãe e precisa dela por perto. Então, nada de disputa, de rivalidade, ciúmes. Relaxa e aproveita. Aproveita muito.

Malcriação Não é para engolir, não.

Muito Nossa falta de medida.

Menino/ Menina Tanto faz! A gente quer e com saúde, e é isso mesmo.

Mais idem.

Menos idem.

Mico Todos os que a gente já pagou e os que ainda vamos pagar, vida afora…

Manha Miado, manhêêê! Um real por cada “manhê”, não era uma conta justa?
Mudança É o tom do nosso dia-a-dia, mesmo quando a gente quer pensar que está tudo igual, imóvel… Quá quá rá quá quá. Mario Quintana, poeta gaúcho, maravilhoso, que escreveu: “Mãe! São três letras apenas e desse nome bendito: três letrinhas, nada mais… Nelas cabe o infinito. É do tamanho do céu! E apenas menor que deus”. Foi ele que disse!!!

N

Nietzsche Que falou o seguinte: “Em geral as mães, mais do que amar os filhos, amam-se nos filhões”… Hã, hã…

Não Você vai ter que dizer muito mais vezes do que imagina. E talvez bem menos do que precise… de qualquer modo, é bom ir se preparando. Para dizer e para ouvir!

Nananinanão variação sobre o mesmo tema.

O

Orgulho É de lei.

Oráculo O que a gente precisa e às vezes, mesmo sem querer, no que a gente se transforma…

P

Pracinha Que seja bem pertinho de casa e segura!

Protetor solar Junto com o chapéu, é básico e fundamental.

Pudim Ver “bolo”.

Palmadinha Precisa mesmo?

Paciência (o que é isso?). Quando você pensar que acabou, respira fundo e comece outra vez. Quando achar que está sobrando; pode rir de você mesmo. Paciência é assim: tem que ser inesgotável, interminável, inenarrável! Agora, quando perder (e como a gente perde…) tenha paciência com você mesmo! Faz parte. Não adianta morrer de culpa nem de ataque histérico, estressada. Paciência tem que ter, e fim de papo. E como dizia o La Fontaine (aquele mesmo, o das fábulas) “Paciência e tempo dão mais resultado que força e raiva”.

Pediatra O seu melhor amigo, seu cúmplice, seu parceiro, seu aliado, analista, aquele que lê seus pensamentos, que te entende muito, te respeita, entende seus humores, hormônios, intuições, maluquices, medos, neuras, etc. e etc. e etc. Além e antes de cuidar (muito bem, é claro) do seu filho. Enfim, tem que ser praticamente um ser perfeito!

Peito Um dia ele volta a ser seu, a te deixar bonita e te dar prazer… mas logo que o filho nasce fica assim meio mudado, mesmo, quase um “objeto de cozinha”… fica fria: isso passa. Até lá, aproveita. Dar de mamar é muito bom!

Q

Querida O que a gente quer ser, todos os minutos da vida.

Queixa (dupla mão) Faz parte, ouvir e fazer. Não tem problema. Ver o verbete “Amiga” quando a queixa for sua. E quando for do seu filho…. Bem, é ouvir e adiminstrar!

R

Risada Tem que dar, tem que ouvir, tem que ter na vida. Fora tudo, me diz: tem coisa mais linda e gostosa do que risada de criança?

Relógio Nosso amo e senhor…

Rotina Muda tudo. Depois que a gente tem filho, tem que dividir a nossa rotina e a nossa cabeça em duas partes: uma tem que ser prá lá de organizada e outra tem que ficar esperta e preparada para segurar a onda quando tudo se desorganiza. Deu para entender? É que a gente precisa estar organizado e preparado para a desorganização que o filho faz…

S

Sim O ideal é “usar” em doses iguais. Você vai dizer mais vezes do que precisa e menos do que queria…

Santa A Mãe. A nossa. A gente… he he he

Sonho Tanta coisa! Tudo que a gente quer para eles e para a gente…Como dizia o John Lennon: “Sonho que se sonha só, é só um sonho. Sonho que se sonha junto é realidade”.

Super Mãe, é claro!

Socorro!!!!!

Sorte Precisa ter…

Saúde Precisa ter…

Simplificar Objetivo de vida! Para poder aguentar, para segurar a onda.

T

Tecnologia Viva ela! E que sejam bem vindas absolutamente todas as invenções e reinevenções do mundo para nos ajudar a desempenhar as nossas milhares de tarefas…

Tosse Mata a gente enquanto não passa…

Tralha Tudo a nossa volta. É muita, é impressionante.

TV Você que tem que pilotar. Não é inimiga, mas também não pode ser a maior amiga…..

Tesão Sem ele, nada tem solução, nada tem saida.

U

União Entre você e seu filho, você e seu marido, seu companheiro, sua mãe e seu pai, ente você e seus amigos queridos, seus cumpadres. União da sua familia: a biológica e a escolhida. Nada mais importante.

V

Vitamina Todas, em boas doses. Inclusive a vitamina “S”.

Verdade A base de tudo.

Vó/Vô O molho, o açúcar, a quebra das regras, o amor duas vezes incondicional, a experiência, as boas dicas. Tudo de bom.

Vida Que é bonita, é bonita e é bonita. E que ganha um outro sentido, depois que os filhos nascem.

Vídeo Um super aliado. Você coloca na hora que você quer, da para controlar e entretem a mocada. O lance é que quando um “pega”, você tem que assistir a cada um deles umas vinte vezes por semana…

X

Xarope Pra passar a tosse, pra você não ficar tão…Xarope!

Z

Zen O que a gente quer ser, como a gente quer ficar mas… Dificilmente consegue de verdade!

Zona A nossa deliciosa e insubistituível
vida com os nossos filhos!


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”