Pais

ABC da mãe

Mãe é tanta coisa que é preciso um dicionário todo para ela!

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Ser mãe é padecer no paraíso, como se acreditava e dizia antigamente? Nós da Pais&Filhos achamos que ser mãe é tanta, mas tanta coisa ao mesmo tempo, que só assim, com um abecedário inteiro ajudando, podemos chegar perto de alguma definição. E é só chegar perto mesmo…

A

Anúncio

FECHAR

Amor de mãe Palavra-chave. Sentimento-chave. Uma espécie de filtro por onde passa tudo. É incondicional, assustador, enorme e diferente de qualquer amor. Nós, da Pais&Filhos, achamos que todas as pessoas do mundo devem provar desse amor. Não ter filhos não está com nada! Biológico ou adotado, não importa: que seja seu!

Amiga Fundamental. Para ter com quem falar, abrir o coração; para sair, fofocar; trocar receitas, dicas e truques; para segurar a onda quando você dá aquela pirada; para dar risada; te lembrar que a vida é boa e continua; para te dar aqueles toques fundamentais que só as amigas sabem dar
Antena  Sempre ligada, ligadíssima, ligadérrima; para perceber, intuir, escutar, adivinhar…

Abraço Muito. Sempre

Angústia, não dá para escapar, só administrar…

Alívio Quando a febre passa, quando chegam inteiros, quando finalmente dá tudo certo, quando eles dormem, quando a cólica passa, quando param de chorar, quando comem tudo, quando sorriem para a gente, quando nos dizem “eu te amo, mãe” e você sente o coração inchar e mesmo sem querer pensa: “Nossa, devo estar fazendo certo…”

B

Bolo de aniversário, claro. Do seu filho, claro. Mas também aquele bolo que a gente passa a fazer normalmente porque casa com criança pede bolo fresquinho saindo do forno, sempre.?

Brinquedo Espalhados ou organizados, passam a existir por toda a casa.

Boca Para bronca e beijo, em doses iguais, por favor.

Babá Não tem meio-termo: quando é boa, vira anjo da guarda. Quando é ruim, é pesadelo, melhor nem falar…

Babá eletrônica Como faziamos antes dela?

Bagagem Enoooooooorme. Sempre. Viajar só com uma mochilinha? Como assim?

Bóia Tem que ter. Muitas. Sempre por perto, sempre à mão. É item de sobrevivência. Sem bóia, não pode nem chegar perto da água.

Banho, o seu talvez a única hora do dia só sua, absolutamente sua. Aproveite, estique o efeito e trate de se organizar, para ter outras horas só suas tão boas quanto essa.

Bolsa grande Porque lá dentro tem que caber todas as suas coisas e todas as do filhote: um brinquedinho eventual, uma mudinha de roupa, lenços úmidos, uma fábrica de chupeta… Enfim, você sabe!

Babar Tem o Elefante Babar, personagem infantil, francês, que é maravilhoso; mas aqui estamos nos referindo à baba mesmo. Aquela que no dicionário vem definida como “saliva que escorre”. Tem duas: a sua pelo seu fllho e a dele, que vai molhar muita roupa sua. E dele. E o sofá. E a roupa dos outros…

C

Carinho Nunca é demais. Para você e para seu filho.

Culpa Tem que segurar a onda!

Colo para você e para seu filho.

Choro o pior é que você aprende, SIM, a distinguir cada um deles:
o de fome, de dor, de sono, manha… É muito louco isso!

Coração de mãe precisa dizer alguma coisa?

Cama, a sua para dormir e dormir bem; para namorar e namorar bem; para deixar o filho tirar uma casquinha de vez em quando, porque cama de mãe é tudo, fazer o quê?

Calma calma calma e um pouco mais de nunca é demais!

D

Ditadura É tudo o que a gente queria, porque educar sem baixar uns decretos é praticamente impossível. Temos que aprender a negociar. Mas, atenção! A medida é tudo. Se passar o poder pra ele… Sinto muito, você tá frita. O conceito e a prática da democracia, quando se trata de criar filhos, é bem discutível… É… Depois dos filhos, as convicções ideológicas da família passampor uma grande revisão…

Dúvidas Todas, o tempo todo. Mais uma das coisas que a gente vai ter que aprender a conviver .

Dodói Que dói na gente, às vezes até mais do que neles.

Dormir Não dormir ou dormir de vez em quando. Ser mãe é ter o sono beeeeem prejudicado. Tem um pessoal aí que diz até que a gente nunca mais vai dormir direito. Na dúvida, leia o item “cama, a sua”.

E

Escovar Os cabelos, os dentes, o pêlo do cachorro…

Elogios Uma espécie de gasolina. A gente quer receber. E precisa! Se não nada funciona. Mas também tem que saber dar… fique esperta.

Escola precisa explicar??

Emoção Escancarada, escandalosa, exagerada! (Tudo com a letra “E”). ENERGIA não pode faltar. Nem na casa, nem em você.

F

Família É tudo. Cuide. Olha o que o Sartre falou: “A família é como varíola: a gente tem quando criança e fica marcado para o resto da vida”. E, para o bem ou para o mal, é isso mesmo. Que a sua seja unida e forte

Fralda Seca, molhada, suja, limpa, na gaveta, na bolsa, no trocador, na estante da farmácia, na conta do supermercado, a que acabou de madrugada, a que vazou, a que a gente trocou, a que conseguir tirar…

Felicidade A gente acha que felicidade é bater um ventinho quando faz calor… Não é muito mais do que isso. Saber valorizar o que se tem. Mas com o filho muda tudo: a gente quer que o filho, absurdamente feliz, quase que de um jeito impossível, mesmo. Agoooooora, ter infância feliz ele pode, sim, ô se pode, e essa depende bastante da gente, Tem a ver com união, com farra, com amor, com cumplicidade. Faça a sua parte, pois! “A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes.” ALBERT EINSTEIN

G

Gestos De carinho, de amor, de firmeza – com certeza – e de segurança, de apoio… São muitos, são imensos, mas nunca, nunca jamais são de violência.

Geladeira Cheia. Tem que ter. Se não, dá angústia! Como manter cheia é um outro problema, mas aí…

Guenta coração. Não precisa explicar.

H

Histórias As que você lembra, ouviu e que vai repetir para seu filho; as que você inventa; as que você nunca ouviu antes, os clássicos, as novas, todas as histórias do mundo… Contar história para filho dormir é fundamental! Faz parte da nossa discrição de cargo. E faz bem pra alma!

Hormônios Não tem explicação. A gente sente. Se quiser, pode passar direto para o item “LOUCA”.

Harmonizar A família, os humores, os amores, os horários, enfim… Um desafio crônico de toda mãe que se preza. Mas que acabamos conseguindo realizar com muito mais competência do que imagina a nossa própria vã filosofia. Funciona meio como se fosse um piloto automático: liga sem a gente nem perceber!

Homem Você vive sem o seu?

I

Instituto Não precisa explicar.

Incondicionalidade “As mães compreendem o que os filhos não dizem”. Provérbio Judeu
Imaginação Haja!

Inspiração Elemento fundamental na nossa alquimia, para que a gente exerça com mais facilidade as obrigações da nossa função. Ver também o item “antena”.

[!page]

J

Jogo de cintura Haja mais ainda!

K

Know how A gente vai adquirindo, ô se vai…

L

Louca A gente fica sim,  não há como negar. Relaxa: faz parte e é bom o pessoal em volta ir se acostumando com a sua loucura e aprenderem a lidar com ela…Ver também os itens Hormônios, Lua, Inspiração, e outros que a gente nem se deu ao trabalho de colocar aqui, tipo Marido, relação, Fidelidade, Resguardo, Crise, Ciúmes, Ginástica, Regime, Compras, Trânsito, Trabalho,  Banco, Insônia, Sogra etc. etc. etc.
Liberdade (o que é isso?). E, afinal, o que é isso?

Limite Nossa geografia.

Lua Porque nos protege, rege, nos regula. Porque na gravidez os meses são lunares. Porque muda a lua, o filho nasce. O humor muda. Porque a lua é o feminino. E, acima de tudo, porque a lua é dos namorados.

M

Mãe A sua mesmo, tão fundamental… Eu quero a minha! Deixe a sua mãe entrar na sua vida e na do seu bebê. Deixe ela dar palpite, te ensinar. Vó é tudo, e quando a gente vira mãe, quer sim a mãe e precisa dela por perto. Então, nada de disputa, de rivalidade, ciúmes. Relaxa e aproveita. Aproveita muito.

Malcriação Não é para engolir, não.

Muito Nossa falta de medida.

Menino/ Menina Tanto faz! A gente quer e com saúde, e é isso mesmo.

Mais idem.

Menos idem.

Mico Todos os que a gente já pagou e os que ainda vamos pagar, vida afora…

Manha Miado, manhêêê! Um real por cada “manhê”, não era uma conta justa?
Mudança É o tom do nosso dia-a-dia, mesmo quando a gente quer pensar que está tudo igual, imóvel… Quá quá rá quá quá. Mario Quintana, poeta gaúcho, maravilhoso, que escreveu: “Mãe! São três letras apenas e desse nome bendito: três letrinhas, nada mais… Nelas cabe o infinito. É do tamanho do céu! E apenas menor que deus”. Foi ele que disse!!!

N

Nietzsche Que falou o seguinte: “Em geral as mães, mais do que amar os filhos, amam-se nos filhões”… Hã, hã…

Não Você vai ter que dizer muito mais vezes do que imagina. E talvez bem menos do que precise… de qualquer modo, é bom ir se preparando. Para dizer e para ouvir!

Nananinanão variação sobre o mesmo tema.

O

Orgulho É de lei.

Oráculo O que a gente precisa e às vezes, mesmo sem querer, no que a gente se transforma…

P

Pracinha Que seja bem pertinho de casa e segura!

Protetor solar Junto com o chapéu, é básico e fundamental.

Pudim Ver “bolo”.

Palmadinha Precisa mesmo?

Paciência (o que é isso?). Quando você pensar que acabou, respira fundo e comece outra vez. Quando achar que está sobrando; pode rir de você mesmo. Paciência é assim: tem que ser inesgotável, interminável, inenarrável! Agora, quando perder (e como a gente perde…) tenha paciência com você mesmo! Faz parte. Não adianta morrer de culpa nem de ataque histérico, estressada. Paciência tem que ter, e fim de papo. E como dizia o La Fontaine (aquele mesmo, o das fábulas) “Paciência e tempo dão mais resultado que força e raiva”.

Pediatra O seu melhor amigo, seu cúmplice, seu parceiro, seu aliado, analista, aquele que lê seus pensamentos, que te entende muito, te respeita, entende seus humores, hormônios, intuições, maluquices, medos, neuras, etc. e etc. e etc. Além e antes de cuidar (muito bem, é claro) do seu filho. Enfim, tem que ser praticamente um ser perfeito!

Peito Um dia ele volta a ser seu, a te deixar bonita e te dar prazer… mas logo que o filho nasce fica assim meio mudado, mesmo, quase um “objeto de cozinha”… fica fria: isso passa. Até lá, aproveita. Dar de mamar é muito bom!

Q

Querida O que a gente quer ser, todos os minutos da vida.

Queixa (dupla mão) Faz parte, ouvir e fazer. Não tem problema. Ver o verbete “Amiga” quando a queixa for sua. E quando for do seu filho…. Bem, é ouvir e adiminstrar!

R

Risada Tem que dar, tem que ouvir, tem que ter na vida. Fora tudo, me diz: tem coisa mais linda e gostosa do que risada de criança?

Relógio Nosso amo e senhor…

Rotina Muda tudo. Depois que a gente tem filho, tem que dividir a nossa rotina e a nossa cabeça em duas partes: uma tem que ser prá lá de organizada e outra tem que ficar esperta e preparada para segurar a onda quando tudo se desorganiza. Deu para entender? É que a gente precisa estar organizado e preparado para a desorganização que o filho faz…

S

Sim O ideal é “usar” em doses iguais. Você vai dizer mais vezes do que precisa e menos do que queria…

Santa A Mãe. A nossa. A gente… he he he

Sonho Tanta coisa! Tudo que a gente quer para eles e para a gente…Como dizia o John Lennon: “Sonho que se sonha só, é só um sonho. Sonho que se sonha junto é realidade”.

Super Mãe, é claro!

Socorro!!!!!

Sorte Precisa ter…

Saúde Precisa ter…

Simplificar Objetivo de vida! Para poder aguentar, para segurar a onda.

T

Tecnologia Viva ela! E que sejam bem vindas absolutamente todas as invenções e reinevenções do mundo para nos ajudar a desempenhar as nossas milhares de tarefas…

Tosse Mata a gente enquanto não passa…

Tralha Tudo a nossa volta. É muita, é impressionante.

TV Você que tem que pilotar. Não é inimiga, mas também não pode ser a maior amiga…..

Tesão Sem ele, nada tem solução, nada tem saida.

U

União Entre você e seu filho, você e seu marido, seu companheiro, sua mãe e seu pai, ente você e seus amigos queridos, seus cumpadres. União da sua familia: a biológica e a escolhida. Nada mais importante.

V

Vitamina Todas, em boas doses. Inclusive a vitamina “S”.

Verdade A base de tudo.

Vó/Vô O molho, o açúcar, a quebra das regras, o amor duas vezes incondicional, a experiência, as boas dicas. Tudo de bom.

Vida Que é bonita, é bonita e é bonita. E que ganha um outro sentido, depois que os filhos nascem.

Vídeo Um super aliado. Você coloca na hora que você quer, da para controlar e entretem a mocada. O lance é que quando um “pega”, você tem que assistir a cada um deles umas vinte vezes por semana…

X

Xarope Pra passar a tosse, pra você não ficar tão…Xarope!

Z

Zen O que a gente quer ser, como a gente quer ficar mas… Dificilmente consegue de verdade!

Zona A nossa deliciosa e insubistituível
vida com os nossos filhos!

Pais&Filhos TV