Família

8 questionamentos que fazemos ao longo da vida

Imagem 8 questionamentos que fazemos ao longo da vida

Publicado em 02/03/2015, às 19h11 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h31 por Redação Pais&Filhos


A fase ideal pra engravidar, a decisão de voltar ou não ao trabalho e até que ponto impor limites às crianças. Essas e tantas outras questões costumam esquentar a cabeça das mães. Veja quais dessas 8 perguntas você já fez ao longo da vida:

1-É a hora certa?

Antes mesmo de engravidar, a maternidade já traz alguns questionamentos. Na verdade, não a maternidade em si, mas só a intenção de ser mãe já faz pipocar perguntas como “Será que agora é o momento certo de ter um filho? Não é melhor esperar mais alguns anos?”. E como se não bastassem essas dúvidas martelando nossos neurônios, sempre tem opinião sobrando de quem tem certeza de que ano ímpar não é bom pra engravidar ou de que você não pode esperar chegar aos 35. Não dê ouvidos! O momento tem que ser o melhor pra você e para o seu marido.

2-Estou preparada?

Você planejou tudo nos mínimos detalhes, engravidou no mês que queria, montou o quarto dos sonhos para o seu filho e, lá pelas últimas semanas de gestação, bateu um frio na barriga. “Será que eu estou preparada pra ser mãe?”. E aí vem todo aquele peso que “ser mãe” carrega naturalmente. Nessa hora, o mais importante é ficar tranquila e ter certeza de que você sempre vai fazer o seu melhor.

3-Até breve ou adeus?

Tudo combinado pra sair de licença-maternidade, coração um pouco apertado de deixar o trabalho por alguns meses e a dúvida que não quer calar: “será que eu volto?”. É claro que, no plano da teoria, tudo funciona perfeitamente. Emendar a licença com as férias para ter mais tempo com o bebê e, no retorno ao escritório, deixá-lo com a avó, com uma babá ou então reservar uma vaga naquela escolinha perto de casa. Mas a verdade é que nesse meio-tempo aparecem tantas variáveis que é inevitável se questionar (muito!) sobre a melhor decisão.

4-Qual é a melhor escolha?

Montessori. Waldorf. Construtivista. Bilíngue. Integral. Há tantas opções de escolas com diferentes metodologias e propostas que essa escolha se tornou delicada mesmo. E bom seria se, tomada a decisão, essas dúvidas sumissem da nossa mente. Mas sempre aparece aquela matéria superinteressante que te convence que a escola X é melhor, ou aquele documentário que ressalta a importância da linha de ensino Y. O fato é que se questionar sobre a educação dos filhos faz parte da vida, afinal, estamos sempre em busca do melhor que podemos oferecer. É bom lembrar que, qualquer que seja a decisão, não precisa ser definitiva.

5-Será que já vi esse filme?

Quando você ainda não tinha filhos, pensava em várias coisas que os seus pais faziam com você e dizia para si mesma “vou fazer diferente”. Mas aí o tempo passou, as crianças vieram e… Bingo. Você se pega perguntando “será que estou ficando igual a minha mãe? Isso é bom ou ruim?”.

6-Até onde dar limites?

Você pensa, repensa, pensa mais um pouquinho e não sabe se tomou a decisão certa de deixá-lo sem videogame por um mês. “Estou sendo dura de mais ou dura de menos?”. Saber controlar os limites dos filhos – sem transformar a casa num quartel general, nem seguir a linha do “pode tudo” – dá trabalho. O coração fica apertado quando o “não” parece ter ido além da conta e, a cabeça, cheia de perguntas.

7-Segundo filho: sim ou não?

Mais comum do que se imagina são as dúvidas em relação ao segundo filho. “Vai ser financeiramente viável ter outra criança? Qual é o melhor momento pra engravidar de novo? É possível sentir esse tanto imenso de amor por outra pessoinha?”. E não tem jeito. Essas são respostas que só o tempo vai te dar (a não ser pra pergunta sobre o amor, claro. Isso tem pra quantos filhos vierem!).

8-Fiz um bom trabalho?

Cabeça de mãe não é moleza mesmo. Os filhos já estão crescidos, começando a formar sua própria família e você aí matutando se fez um bom trabalho. Se até hoje está preocupada com isso, bem, é sinal de que fez um ótimo trabalho!



Palavras-chave
Comportamento

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais