Pais

8 coisas malucas que vão ocorrer com o seu corpo durante a gravidez

Desde ossos se separando à vagina azul, seu corpo de gravidez vai ficar, no mínimo, estranho

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

shutterstock_384456961_

(Foto: Shutterstock)

Que a gravidez é uma experiência mental, emocional e fisicamente única, a gente já sabe. Afinal, você tem um pequeno ser humano crescendo dentro de você. Mas são os hormônios, em ebulição nesse momento, que vão mexer com o seu corpo. Pensando nisso, a revista norte-americana “Parents” conta oito das coisas mais malucas que vão acontecer. Prepare-se!

1. O seu volume sanguíneo duplicará

Desde as primeiras semanas de gravidez, seu corpo aumenta a quantidade de sangue e plasma de 30% a 50%. Por que? Ora, o seu coração está trabalhando mais e de forma mais eficiente, o que resulta numa quantidade maior de sangue sendo bombeado do seu coração a cada batida.

Anúncio

FECHAR

Pode parecer estranho, mas todo o sangue extra e esse novo plasma contribuem para o crescimento e desenvolvimento do seu filho. “E o sangue ajuda na sua proteção de riscos comuns na gravidez, como o de uma hemorragia,” afirma Abigail Cutler, representante da Faculdade Americana de Obstetrícia e Ginecologia.

2. O seu quadril aumentará de tamanho

Assim que o seu corpo estiver se preparando para libertar o bebê, seu osso pélvico vai se separar gradualmente. E pode colocar toda a culpa num hormônio chamado Relaxina, que contribui para o relaxamento do músculo uterino, separação do osso púbico e amolecimento do colo do útero, diz Abigail. Ao mesmo tempo que não é muito bacana, e sim estranho pensar sobre isso, essa mesma abertura vai permitir que tudo dê certo na chegada do seu bebê.  

3. É a hora do seu lado negro surgir

Sabe aquela linha escura que surge abaixo do seu estômago e o seu umbigo, que fica um pouco marrom? Ela é conhecida como linha nigra que, na verdade, sempre esteve ali escondida, mas os hormônios da gravidez mudam a pigmentação da pele, fazendo com que ela apareça e fique  mais visível. Mas o escurecimento da pele, muitas vezes, não para por aí. “Algumas mulheres ganham manchas no rosto, chamadas melasma,” diz Abigail. Abusar no protetor solar ajuda – e muito – a prevenir o problema.

Leia também

Gravidez traz benefícios para o corpo feminino

10 dicas que vão te ajudar a cuidar da pele do corpo todo na gravidez

Quatro coisas que você precisa saber sobre seu corpo depois da gravidez

4. Sua vagina ficará irreconhecível 

Você vai ver: quando o seu bebê estiver à caminho, sua vagina pode mudar de cor – ficando numa coloração próxima ao azul ou ao roxo. E mais: você vai ficar inchada como resultado do aumento do fluxo de sangue. Muitas vezes,  você pode notar um odor diferente nas partes íntimas e o aumento da secreção.

Mas fique calma porque tem  mais! Aproximadamente 10% das grávidas fica com varizes vaginais. Sim, é isso mesmo: como resultado do peso e da pressão que o útero, ocorre uma diminuição do sangue que retorna para a parte baixa do corpo. Mas, no fim, sempre há boas notícias: tudo isso vai acabar dentro de algumas semanas após o parto.

5. Seus pés vão ficar maiores

Infelizmente, seus pés podem crescer proporcionalmente à barriga. Um estudo recente da Universidade de Iowa, publicado no Jornal Americano de Medicina e Reabilitação, mostrou que, durante a gravidez, o arco do pé se achata – como resultado tanto da Relaxina, que amolece os seus ligamentos, quanto do peso extra e da pressão sobre os seus pés.

Na verdade, para 60% a 70% mulheres que participaram do estudo, os pés ficaram mais dilatados. Além disso, a retenção de líquidos vai deixar os pés inchar. “Vai levar semanas para esse fluido se dissipar depois do parto,” Abigail afirma. “Então, não precisa se livrar dos sapatos que, momentaneamente, não estão servindo!”

6. Cabelo e pelo em todos os lugares possíveis 

Os hormônios que mudam na gravidez podem fazer com que o cabelo na cabeça e no corpo cresça e torne-se mais grosso, diz Abigail. “Às vezes, as mulheres passam a ter pelo em regiões nas quais ela, geralmente, não teria, como no rosto, peito, abdômen e braços.” Então, três meses antes do nascimento, você vai notar que seu cabelo vai cair. Não fique assustada! “É só um jeito do seu cabelo voltar ao normal, que geralmente acontece seis meses depois do parto.”

5 razões para amar o seu corpo depois da gravidez

7 motivos para amar seu corpo na gravidez

7. Sua memória vai estar nas nuvens

Uma reportagem do Jornal Clínico e Experimental de Neuropsicologia descobriu que 80% das mulheres grávidas tem memória danificada. Ainda hoje, ninguém sabe o que causa isso. “As mudanças hormonais são grandes suspeitas – sem mencionar o estresse comum da gravidez e, principalmente, nas mães de primeira viagem – de mexerem com a memória das mães,” diz Abigail.

8. Você vai ter mau hálito 

Culpe os hormônios, que multiplicam as bactérias da sua boca, que, por sua vez, podem evoluir para sangramentos e o mau hálito.