Notícias

Vida de mãe

Imagem Vida de mãe

Publicado em 14/10/2013, às 16h41 - Atualizado em 23/06/2015, às 13h19 por Redação Pais&Filhos


O grande motivo para eu parar de trabalhar fora e se dedicar para casa e família, é meu filho.

Sou pós-graduada, com carreira profissional na área de “processos e auditoria”, porém paralisada para seguir o coração e cuidar do meu bem maior, “filho e família”. 

Não encerrei minha vida, profissão, nada disso, apenas descobri que não conseguiria delegar o meu amor, os meus cuidados, a minha responsabilidade de mãe, para qualquer outra pessoa (mesmo sendo tipo a “Supernanny”), que não fosse eu mesma. Não me via mais acordando 5 horas da manhã, para ficar linda, cheirosa, maravilhosa, para pegar um trânsito caótico do ABC até a região da Berrine, Santo Amaro ou Faria Lima em SP. E deixando para trás o meu coração, a minha vida, um novo ser que foi gerado com tanto amor, assim, longe de mim, dos meus braços, do meu carinho, do meu amor… 

É uma satisfação tão grande poder fazer as refeições do meu filho e ter a certeza que ele está se alimentando bem. Poder ver meu filho acordar mais tarde, tranquilo e feliz, sem a correria e stress da vida de adulto, é um alívio. São esses pequenos detalhes, que me traz satisfação e alegria. 

Durante o primeiro ano de vida do meu filho, foi tudo tranquilo, daí por diante começam as cobranças e conselhos, do tipo: você é nova, formada, tem uma profissão, precisa trabalhar… Foi nesse período que senti um pouco de culpa e comecei a ser influenciada a trabalhar novamente.

Até cheguei a trabalhar fora, quando meu filho tinha 2 anos e pouco. Fiz um trabalho de consultora de processos por um período de 3 semanas, onde fui trabalhar em um prédio quase de frente ao shopping Morumbi, mas foi o suficiente para ter a certeza que não era mais essa vida de correria e estresse que desejava para mim e meu filho. 

Foi através de blogs e aqui nos depoimentos do “Culpa, Não!”, que descobri outras mães percorrendo a mesma estrada que a minha. Que existem muitas outras mães formadas, que ganhavam bem assim como eu, mas abriram mão da profissão e salário para cuidar de seus filhos.

De certa forma, é um alívio saber que existem tantas outras mulheres com o mesmo pensamento que o meu, que acreditam na “magia e poder das mães” em ficar em casa cuidando de seus filhos.

Curto essa vida de mãe que cuida e tem participação ativa, leva para escola, no esporte, na música, que fica escutando as histórias e acontecimentos dos filhos. 

Senti muita falta da minha mãe durante a minha infância e esse é um dos motivos que influenciou em minhas decisões de ficar em casa e cuidar da família.

Acredito que tudo é muita questão de oportunidade e escolha.

Eu escolhi ficar em casa e também tive a oportunidade, graças a Deus e ao meu marido que me apoia em tudo.

No caso da minha mãe, ela não teve escolha e nem oportunidade, pois sempre precisou trabalhar, inclusive trabalha até hoje. 

Eu consegui superar essa culpa de não trabalhar fora com o apoio do meu marido e por ver tantas outras mães nessa mesma rotina. Tenho escutado muito que eu vou me arrepender futuramente, pois meu filho vai crescer e não vai mais precisar de mim. Como o “valor da mãe”, “da presença da mãe”, é desprezível e menosprezado por muitas pessoas, inclusive por mulheres. 

Não posso me comparar com nenhuma pessoa e também não posso me sentir culpada por parar de trabalhar “fora”, pois foi uma escolha minha compartilhada e apoiada pelo meu marido. Parece que temos que justificar algo, que nada mais é do que nossa responsabilidade. 

Se eu vou me arrepender futuramente?

Acredito que estou no caminho certo, e deixo o futuro para amanhã, pois é muita ousadia acreditar que sou dona do futuro, do dia de amanhã. Faço a minha parte hoje e sou recompensada todos os dias, com muitos abraços e beijos do meu filho. 

O que eu mais desejo é criar um filho bem amado, bem cuidado e bem educado, para que siga seu futuro feliz e confiante. Quero estar ao lado do meu filho quando aprender a escrever as primeiras palavras, ganhar suas medalhas em competições ou chorar porque perdeu. Quero participar, apoiar, estar ao lado dele nas alegrias, tristezas e na hora dura de ensinar e educar. 

Não pense que tenho uma vida boa, por estar em casa. Não é fácil abrir mão da vaidade, da oportunidade de carreira que estava tendo, de poder se produzir e se arrumar todos os dias e sair para trabalhar (e ter a minha renda mensal). 

Acredito que o mais importante é estar feliz com nossas escolhas. E futuramente, quem sabe, com as oportunidades que a vida proporcionar, eu poderei trabalhar naquilo que estiver adaptado e reservado para mim, dentro desse novo mundo e prioridade de “vida de mãe”.


Palavras-chave
Culpa Não

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

MC Loma - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

MC Loma emociona ao contar o que aconteceu com pai biológico da filha: 'Tinha vergonha'