Notícias

Vem aí a Flipinha 2014

Publicado em 29/07/2014, às 18h24 - Atualizado em 17/06/2015, às 12h49 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Por si só Paraty já é berço de muita beleza, com sua arquitetura colonial, suas ruazinhas de paralelepípedos e seu céu, predominantemente azul. Entre os dias 30 de julho e 3 de agosto, o local ganhará um toque a mais de encantamento, com a realização da 12ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip. Todos os anos o evento homenageia um autor, e em 2014 o escolhido é o escritor Millôr Fernandes, que também vai permear os encontros dedicados às crianças da Flipinha, versão infantil da Festa. Estão confirmados para esta edição nove escritores e seis ilustradores de livros infantis.

Entre os destaques, está o bate-papo com Augusto Pessoa, autor do livro Felizes para sempre, no qual ele mistura seus próprios personagens aos clássicos da literatura infantil – Cinderela, a Bela e a Fera e a Moura Torta (de Monteiro Lobato). Além dele, a participação do escritor Fábio Sombra promete entreter e divertir crianças e adultos, com o resgate de histórias, lendas rurais e da floresta dos livros Arara, Tucano, Bordados no Pano e De Onde Nascem as Histórias: Uma Lenda do Povo Zulu. A curadora da Flipinha e Flipzona, Gabriela Gibrail, conta que este ano a força das palavras será valorizada na decoração, com a reprodução em escala tridimensional das letras do alfabeto. A inspiração para o tema vem do livro Abecedário do Millôr para Crianças. 

Festa nas escolas o ano todo

A Flipinha realiza ações de incentivo à leitura com alunos e professores da rede escolar pública e privada de Paraty. “Ao longo do ano, realizamos com os professores o Ciclo do Autor Homenageado, onde foi possível eles adquirirem mais conhecimento sobre Millôr Fernandes”, lembra Gabriela. Dentro dessas iniciativas, os professores realizam junto com as crianças debates, continuações das histórias, peças de teatro e desenhos sobre os temas abordados.O coordenador do programa Prazer em Ler do Instituto C&A, um dos principais apoiadores da Flipinha, Volnei Canônica, explica que um evento literário como a Flip traz à tona o valor simbólico dos livros de literatura.


Palavras-chave
Notícias

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Eliezer e Viih Tube recriam a foto que fizeram na 1ª gravidez e detalhe chama atenção

Gravidez

"Fui demitida no dia que voltei da licença-maternidade depois de 5 minutos"

Família

Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Sophie Charlotte e Daniel Oliveira anunciam fim de casamento: "Foi uma grande viagem"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"