Notícias

Vacina Triplice Acelular será disponibilizada para gestantes na rede pública de saúde

Antídoto tem o objetivo de imunizar a mãe e o bebê contra o tétano, a difteria e a coqueluche

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

A vacina tríplice acelular (DTPa), que protege contra o tétano, a difteria e a coqueluche, será disponibilizada para gestantes na rede pública de saúde até o fim deste ano. De acordo com o Ministério da Saúde, a dose será oferecida de forma gratuita e deve ser tomada pelas grávidas preferencialmente a partir da 27ª semana de gestação.

O objetivo é reduzir a transmissão da coqueluche entre recém-nascidos e garantir proteção indireta nos primeiros meses de vida quando o bebê ainda não completou o primeiro ciclo de vacinas. A presidenta da Comissão de Vacinas da Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Nilma Neves, explicou que a gestante, uma vez imunizada, produz anticorpos que são passados ao feto pela placenta, daí a decisão do Ministério da Saúde de incorporar, ainda este ano, a vacina tríplice acelular (DTPa), que protege contra o tétano, a difteria e a coqueluche, na rede pública.

A imunização contra a coqueluche, oferecida na rede pública e centros particulares, Está incluída na vacina pentavalente, administrada aos 2 meses, 4 meses e 6 meses. A criança recebe ainda dois reforços com a vacina DTP (difteria, tétano, coqueluche): aos 15 meses e o segundo aos 4 anos.

Anúncio

FECHAR

> com informações da Agência Brasil