Notícias

Telescópio James Webb possui primeiras imagens coloridas divulgadas pela Nasa

Nasa/James Webb

Publicado em 12/07/2022, às 13h35 - Atualizado às 15h00 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Em uma extensa apresentação nesta terça-feira, 12, a Nasa liberou mais imagens do equipamento espacial que está dando o que falar: o telescópio James Webb. A agência tomou divulgação da primeira imagem do Universo profundo e, com tal utilização, este tornou-se o maior (e mais caro) observatório espacial existente.

Uma das fotos que ganhou destaque é a Nebulosa do Anel do Sul, uma nuvem cósmica de poeira espacial, que fica ao redor de uma estrela morta.

Nebulosa do Anel do Sul, nova imagem vinda do telescópio (Foto: Nasa/James Webb)

Resumidamente, para entender como estrelas (e o Sol) se formaram, é necessário conseguir olhar bilhões de anos no passado. É para isso que o James Webb foi criado: para fazer funcionar como uma espécie de máquina do tempo e revelar a formação de estrelas em seus estágios iniciais, quando tudo envolvia gás e poeira cósmica.

A primeira imagem foi mostrada ao público nesta segunda-feira, 11, pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em uma conferência na Casa Branca. Apesar do nome diferenciado, SMACS 0723 é um “cluster” — agrupamento de galáxias com outras menores no seu entorno. Este aglomerado está a cerca de 4,6 bilhões de anos-luz de distância. Com isso, o significado diz que o telescópio consegue “ver” o passado, permitindo que astrônomos possam descobrir características da formação do Universo.

Primeiro registro de ‘campo profundo’ da galáxia vinda do telescópio James Webb, captado pela câmera NIR (infravermelho próximo) após 12,5 horas de exposição ininterrupta (Foto: Nasa/James Webb)

Já o Quinteto de Stephan é um grupo de cinco galáxias que fica na constelação de Pegasus, localizada a cerca de 290 milhões de anos-luz da Terra. A imagem é a maior já feita de todos os grupo de galáxias, a qual conta com 150 milhões de pixels. Ela mostra milhões de estrelas recém-formadas, além de caudas de gás e poeira sendo puxadas de diversas galáxias devido às interações gravitacionais.

Registro do Quinteto de Stephan (Foto: Nasa/James Webb)

Outra imagem que veio a mídia nesses dias foi a Nebulosa Carina, nuvem de poeira espacial onde estrelas são formadas mais brilhantes do céu. Em tal nebulosa, ficam estrelas que são várias vezes maiores que o Sol e a imagem mostra centenas de estrelas nunca vistas antes. “Vemos algumas bolhas e jatos de estrelas recém-criadas. Temos também estruturas que nem conhecemos ainda”, disse Amber Straughn, astrofísica da Nasa.

Registro da Nebulosa Carina (Foto: Nasa/James Webb)

Palavras-chave
pfnoinsta espaço NASA imagens galáxia james webb telescópio

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais