Notícias

Série fotográfica mostra rotina dos casais homoafetivos

“States of Union” retrata famílias americanas que ainda hoje sofrem preconceito

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

States of Union é uma série fotográfica de Alix Smith que pretende mostrar “a cara” das famílias americanas que até hoje sofrem preconceito por ser formada por um casal homossexual.

As famílias retratadas possuem filhos biológicos, adotados, animais de estimação – e são mostradas em cenas cotidianas que os aproximam, senão os igualam, aos casais hetero.

Veja sobre a fotógrafa aqui.

Anúncio

FECHAR

A autora do projeto afirma no site oficial do “States of Union” que a série traz honra para os casais, que poderão guardar para sempre as fotos de sua família, como qualquer outro casal. Para ela, é importante para os gays e lésbicas se reconhecerem também, pois “pessoas do mesmo sexo, muitas vezes, não reconhecem a si mesmos como uma unidade familiar”.

Como muitos desses casais ainda não conseguiram se casar, a fotógrafa acredita que as fotos serão a única documentação formal das famílias.

O projeto final será composto de fotografias de pessoas de diversos locais dos Estados Unidos.

Leia e veja mais fotos do projeto aqui.

Alix Smith escreveu no site que “as fotos, com comentários, se tornarão um trabalho publicado em dois formatos: uma pequena brochura de tamanho disponível em centros comunitários, eventos de orgulho e nos campi universitários de todo o país, e como um grande livro de mesa de café”. E que “o objetivo final do projeto é produzir uma obra de arte que tem um impacto social, afetando tanto os sujeitos do trabalho e o público que vêem o trabalho”.