Notícias

Separar para crescer

Imagem Separar para crescer

Publicado em 13/05/2013, às 11h58 - Atualizado em 16/06/2015, às 13h29 por Redação Pais&Filhos


Eu trabalho em casa, então desde que a Clara completou 1 ano e meio, senti a necessidade de coloca-la na creche, pois com ela em casa o dia inteiro, eu nunca conseguia trabalhar, se conseguia era só durante a soneca da tarde dela, de 1 a 2 horas por dia, ou de madrugada, porém, devido a isso dormia tarde e acabava acordando na hora que a Clara acordava, no máximo as 7hs e como consequência não rendia nada durante o dia.

Além disso a Clara sendo filha única tinha muito pouco contato com outras crianças e senti que ela sentia necessidade desse contato maior  com crianças da idade dela.

Depois de tomada a decisão tanto da minha parte como da parte do meu esposo, surgiu o medo, protelei até o ultimo momento pra matricula-la, e no começo deste ano, ela começou na creche.

Nos primeiros dias eu chorava assim que deixava ela na sala de aula, mas conversando com as amigas, consegui manter minha decisão de mantê-la matriculada.

Na segunda semana a Clara teve febre emocional, e eu me senti ainda mais culpada, fiquei apavorada de estar forçando ela a algo que não estivesse preparada. Eu me sentia péssima, ficava em casa e não conseguia fazer nada direito, ficava olhando o relógio na ansiedade que a hora passasse o mais rápido possível para que eu fosse logo busca-la.

Depois da terceira semana a Clara começou a chorar menos, tinha dias que ela nem chorava, mas justo nessa época ela foi mordida no rostinho por uma coleguinha, e eu, que já estava começando a achar que tinha feito o certo, me culpei de novo, chorei horrores, neste dia me senti a pior mãe do mundo por achar que estava fazendo tudo errado, tomei a decisão de tira-la da escolinha, mas felizmente meu esposo, minha mãe e amigas me fizeram mudar de ideia.

Hoje a Clara ainda chora algumas vezes para ficar na creche, mas chora também quando não vai. Ela fez muitas amizades, sabe o nome de todos os amiguinhos, já aprendeu a contar e sabe quase todas as cores, largou a chupeta e esta saindo das fraldas.

Pra mim ainda é difícil ter que deixa-la na escolinha quando ela chora ou vai chorando, é difícil pensar que estou em casa, trabalhando, mas em casa. Porém sei que a separação é algo necessário, não só pra mim, mas para ela, pro seu crescimento e desenvolvimento. E sei que essa e só uma das muitas fases pelas quais eu e ela teremos que passar. Não foi fácil pra ela, mas lá no fundo do meu coração eu sei que foi muito mais difícil pra mim, pois sou eu quem devo me acostumar a tira-la debaixo das minhas asas, e deixa-la alçar voo para o seu próprio futuro.


Palavras-chave
Culpa Não

Leia também

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Amanda Kimberlly confirma gravidez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Suposta mãe do 3º filho de Neymar confirma gravidez nas redes sociais

Alok faz anúncio em vídeo no Instagram - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo - Reprodução/Instagram

Família

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Gabi Luthai estava grávida de gêmeos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Téo Teló e Gabi Luthai escolhem nome curto e com forte significado para o primeiro filho