Notícias

São Paulo vai receber seis novas casas de parto

A capital, que hoje conta com apenas uma casa de parto, na Zona Leste, agora oferece novas possibilidades para os partos humanizados

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 

A cidade de São Paulo vai ganhar mais seis casas de parto, anunciou a secretária municipal de políticas para mulheres, Denise Motta Dau. Atualmente a única unidade na capital fica localizada no bairro de Sapopemba, na Zona Leste.

Anúncio

FECHAR

As casas de parto, que fazem parte da rede de Sistema Único de Saúde (SUS), são alternativas para mulheres que não querem realizar seus partos no hospital.

Nessas casas, são feitos partos naturais (sem anestesia, medicação ou cortes) e normais, sob a supervisão de uma equipe especializada, não necessariamente médica, mas de doulas e enfermeiras obstetras. Atualmente, há cerca de 15 casas de parto no Brasil.

Os cômodos se parecem com os de uma casa mesmo. Ali as mulheres escolhem onde querem ter o bebê (na cama ou na banheira, por exemplo), qual posição preferem na hora do parto (deitada ou de cócoras, por exemplo) e qual acompanhante querem ao seu lado. Nos casos em que há complicação ou qualquer necessidade especial, elas são transferidas para hospitais.

Muitas mulheres com convênio escolhem as casas de parto pelo SUS. Mesmo assim, o número de partos feitos nesses lugares ainda é pequeno em comparação com os partos hospitalares.

 

Pais&Filhos TV