Publicado em 25/08/2015, às 11h17 por Redação Pais&Filhos
A cirurgia cesariana no Brasil ainda ocorre com dia e hora marcados em metade dos casos. Foi o que apontou a nova Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE, divulgada na sexta-feira, 21. No país, o número de cesáreas é superior ao de partos normais, indo contra a tendência mundial de só recorrer à intervenção cirúrgica quando há emergência ou risco para a mãe ou bebê.
A pesquisa revelou que 54,7% dos partos realizados entre janeiro de 2012 e julho de 2013 ocorreram por meio da cirurgia. Os partos normais foram responsáveis por 45,3% dos casos, porém, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o índice de partos normais seja de 80% dos nascimentos.
Cesáreas em mulheres de 18 a 49 anos representam 53,5% do total de parto com horário agendado, sendo que 35,8% ocorrem no SUS (Sistema Único de Saúde) e 74,2% em maternidades privadas. Das cirurgias cesarianas, quase um terço ocorrem por indicação médica devido a complicações na gravidez ou no trabalho de parto. Porém, 11,8% são realizadas quando a mulher não quer sentir as dores do parto e 11,3% ocorrem por escolha do médico durante o pré-natal.
Estudos da OMS relacionam o percentual de cesáreas com o alto índice de mortalidade de mães e recém-nascidos, que podem ocorrer, por exemplo, por lacerações, hemorragias, reações alérgicas às anestesias e infecções hospitalares.
Nos casos em que a cesariana é agendada por comodidade, o bebê pode não estar com os pulmões completamente formados para respirar de forma independente. Hoje, segundo especialistas, a cesárea é uma das principais causas de nascimento de bebês prematuros, enquanto o parto normal é um indicativo do corpo humano de que o bebê está desenvolvido para vir ao mundo.
Criança
Mãe do filho de Cristiano Araújo desabafa sobre dificuldade em arcar com as despesas da criança
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Deolane Bezerra adotou seu primeiro filho, Gilliard, aos 16 anos: "Ele estava sozinho"
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Família
Noiva nega casamento no altar por motivo inusitado: "Primeiro meus filhos"
Família
Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Casal mineiro registra bebê com nome do primeiro faraó negro do Egito após Justiça negar