Notícias

Paris inaugura o primeiro sistema de bicicletas para crianças do mundo

Depois de sete anos com o mesmo esquema implantado para adultos, é hora de expandir a medida. Será que vai servir de inspiração para o Brasil?

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Bicicletas para crianças em Paris

O sistema de bicicletas públicas de Paris, o Velib, já é reconhecido como um dos melhores e o terceiro maior do mundo. Agora eles estão lançando um outro sistema pioneiro e bastante inovador: o P’tit Velib, que vai oferecer bicicletas públicas para as crianças parisienses aproveitarem os espaços da cidade luz.

O Velib já existe em Paris há sete anos e desde então ele só recebe elogios. A cidade já tem uma bicicleta pública para cada 97 habitantes e são feitas quase 40 viagens todos os dias por mil habitantes, por isso o sistema já foi eleito como um dos sete melhores do mundo. Por isso, a França passou a incentivar ainda mais as bicicletas como meios de transporte. A prefeitura de Paris até vai começar a pagar para seus habitantes irem trabalhar usando as bicicletas.

Anúncio

FECHAR

Usar a bicicleta também é uma questão de hábito, por isso o P’tit Velib vai oferecer às crianças uma forma para que desde cedo elas possam optar por um transporte mais saudável e consciente. De acordo com a prefeitura de Paris, essa iniciativa é a primeira do tipo em todo mundo. As 300 bicicletas para crianças estaram disponíveis em postos da Velib, para crianças de 2 a 8 anos. São entregues também capacetes para proteção e as bicicletas devem ser solicitadas e devolvidas no mesmo posto.

No entanto, existe um custo para alugar as bicicletas: são US$ 20 por dia para as crianças e, para adultos, US$ 39 dólares por ano. Existem algumas opções um pouco mais baratas também, assim a família toda pode aproveitar. Tomara que a ideia se espalhe logo!