Notícias

Mostrando as regras

Publicado em 21/11/2013, às 11h42 - Atualizado em 19/06/2015, às 13h36 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


A diferença de idade entre meus dois filhos é bem pequena, apenas 1 ano e 8 meses. No começo, foi bem difícil, pois cuidar de dois bebês dá muito trabalho: mamadeiras, fraldas, papinhas… Mas, enfim, cresceram e agora estou curtindo muito cada momento junto com os dois!

Cada dia eles aprendem algo novo e é maravilhoso poder acompanhar o desenvolvimento: achei o máximo ver o Thiago ligando pela primeira vez para os seus amiguinhos para “bater papo” pelo telefone, e a Luiza adora falar as palavras novas em inglês que aprende na escola.

Mas há também momentos difíceis, e o momento de impor as regras é um deles. É difícil colocar limites porque chega uma hora em que canso de dizer: “não pode”, “não faça isso”, “não, não, não…”. Dá muito trabalho! Às vezes, chego a pensar que se eu disser um “sim, só dessa vez” vou acabar com o problema na hora e eles vão parar de incomodar, mas se fizer isso, as regras já não serão tão claras.

É difícil impor limites porque às vezes nem nós mesmos temos claro quais são as regras que devem ser respeitadas: precisa ir de uniforme para a escola, mas será que tem problema colocar uma camiseta rosa por baixo? Eu sei que sempre tem que usar o cinto de segurança, mas só vou até a esquina, será que dessa vez precisa?  Não é bom faltar à aula de natação, mas hoje está chovendo muito, será que eles vão perceber?

Bem, nessas horas tenho que pensar que sim, é importante impor regras e mais importante ainda é cumpri-las. O que às vezes é difícil de fazer, pois vivemos em um país que valoriza a flexibilidade, o “jeitinho brasileiro” de resolver as coisas. Mas acho que se queremos que nossos filhos sejam felizes e saibam lidar com as frustrações de nem sempre poder fazer o que querem, pois sim: há regras para muitas coisas na vida, devemos começar a mostrar isso agora, sem culpa!


Palavras-chave
Culpa Não

Leia também

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Ana Hickmann leva filho para assistir corrida de Edu Guedes e expressão dele rouba a cena