Publicado em 29/01/2014, às 19h09 - Atualizado em 16/06/2015, às 11h35 por Redação Pais&Filhos
Pesquisa realizada pela empresa de cibersegurança AVG diz que cerca de 54% das crianças entre 6 e 9 anos usam redes sociais, mais precisamente o Facebook, mesmo que a rede seja restrita a pessoas acima de 13 anos. Já, 21% delas usam e-mail e 15% trocam mensagens instantâneas. A pesquisa foi realizada no final de 2013 e entrevistou 5.423 pais de nove países, inclusive do Brasil.
Para a advogada e pedagoga Cristina Sleiman, mãe de Lucas, a internet é um mundo perigoso para as crianças se não fiscalizado. Ela aponta algumas dicas de segurança para ajudar a proteger nossos filhos:
Atenção dos pais. Os pais e cuidadores devem estar cientes do que as crianças estão fazendo na internet. Quais os caminhos, sites e tipos de interação que têm.
Sistema de monitoramento. Existem sistemas de monitoramento online, alguns do próprio sistema operacional do computador utilizado, é só escolher de acordo com a faixa etária da criança.
Ambientação. O computador deve ficar sempre em um ambiente coletivo ou de passagem, para facilitar o monitoramento pelos pais.
Computadores diferentes. A criança não deve utilizar o mesmo computador do adulto, pois os dados salvos podem gerar confusão, como por exemplo sites de compras, senhas e dados de cartões.
Na internet, as crianças se expõem a ameaças, como a pedofilia e o ciberbullying. No caso da pedofilia, os criminosos costumam se aproximar delas pelas redes sociais. Já no ciberbullying, dependendo da idade, as crianças acham que é normal a troca de fotos e chacotas com amigos, sem ter noção da dimensão disso.
A internet, mesmo que não seja palpável, é uma extensão da nossa sociedade. O que acontece aqui, acontece lá. Se você orienta seu filho a não falar com estranhos na vida real, o mesmo vale para a internet.
Se seu filho foi vítima de ciberbullying, procure um cartório e faça uma Ata Notorial, registrando todos os documentos que conseguir (imagens, print screen etc.). Depois, você pode entrar com uma ação judicial para reparar os danos.
Consultoria: Cristina Sleiman, mãe de Lucas, advogada e pedagoga, www.cristinasleiman.com.br
Criança
Mãe do filho de Cristiano Araújo desabafa sobre dificuldade em arcar com as despesas da criança
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Deolane Bezerra adotou seu primeiro filho, Gilliard, aos 16 anos: "Ele estava sozinho"
Família
Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Família
Noiva nega casamento no altar por motivo inusitado: "Primeiro meus filhos"
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Viúva de Leandro mostra os 5 filhos reunidos em foto rara: "Não preciso de mais nada"