Publicado em 01/10/2013, às 11h44 - Atualizado em 23/06/2015, às 13h24 por Redação Pais&Filhos
A Lívia tem 8 anos e comecei a ter problemas na alimentação dela por volta dos 3 anos e meio, quando foi para escolinha. Antes disso, ela sempre comeu bem todas papinhas, sopinhas e frutas. Acho que comeu tão bem, que enjoou de tudo! Quando começou a rotina de lanchinhos para escola, tudo ficou mais calórico, bolinhos, bolachas recheadas, refrigerantes e tudo aquilo que a gente sabe que faz mal, mas começa a fazer tudo para que a criança não fique sem comer nada.
Ela sempre fez as refeições principais, mas aí que estava o perigo: como as frutas, verduras e legumes já não eram mais bem vindas, fomos acatando o que ela queria, como frituras, muito achocolatado. E a gente acaba achando que tá fazendo bem, aquele famoso “melhor comer isso que nada”, mas na última visita à pediatra, veio a bronca. Engordou 3 quilos nas férias, exames com taxas altas e muito fora para idade dela e um diagnóstico bem preocupante… Pré diabetes.
Foi muito difícil mudar toda alimentação da pequena do dia para noite, mas a médica foi clara e não poderíamos ter pena, ou ela iria sofrer futuramente. Não era hora de me culpar, pelo contrário: era arregaçar as mangas e cuidar da alimentação dela. Foi bem mais fácil do que pensei. Claro que tem os picos de saudade do chocolate, mas resolvemos tudo, já que o mundo light hoje está aí, cheio de opções. Ela descobriu um mundo novo, está comendo saladas, provando as frutas e cada dia descobre sua paixão por alguma coisa nova, iogurtes ligths, mas muito saborosos, sucos… Sabe que tudo tem sua hora, até o chocolate vem quando ela menos espera, como uma recompensa por todo seu esforço. Ela dá um mega valor a isso e continua firme e forte na dieta. A Família inteira está unida, ajudando a Lívia nessa batalha. Até porque todo mundo precisa ser saudável nessa casa, para dar exemplo. Se já é difícil para nós, imagina para esses pequenos? Ela já emagreceu, come a cada três horas porque já aprendeu e cobra a hora certa das refeições. Ouvir que ser saudável é muito mais legal do que ela imaginava é muito bom, pois sei que vai querer ser uma adulta saudável, porque sabe os riscos que isso traz para saúde.
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"
Notícias 📣
Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"
Família
Namorado da Xuxa descobre que tem filho de quase 40 anos após teste de DNA
Família
Thiaguinho fala sobre casamento e chegada do 1º filho com Carol Peixinho: “Construindo nossos sonhos”
Família
Sasha Meneghel abre o jogo e fala sobre relação com os irmãos: “Tive que dar uma regulada nisso”
Família
Sandra Annenberg rebate críticas ao apoiar sexualidade da filha com Ernesto Paglia
Notícias
Príncipe George pode ser separado dos irmãos por regra real, após completar 12 anos