Notícias

Lição para família toda!

Luciana, mãe de Lívia, não sentiu culpa por ter que mudar a alimentação da filha para hábitos saudáveis

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

A Lívia tem 8 anos e comecei a ter problemas na alimentação dela por volta dos 3 anos e meio, quando foi para escolinha. Antes disso, ela sempre comeu bem todas papinhas, sopinhas e frutas. Acho que comeu tão bem, que enjoou de tudo! Quando começou a rotina de lanchinhos para escola, tudo ficou mais calórico, bolinhos, bolachas recheadas, refrigerantes e tudo aquilo que a gente sabe que faz mal, mas começa a fazer tudo para que a criança não fique sem comer nada.

Ela sempre fez as refeições principais, mas aí que estava o perigo: como as frutas, verduras e legumes já não eram mais bem vindas, fomos acatando o que ela queria, como frituras, muito achocolatado. E a gente acaba achando que tá fazendo bem, aquele famoso “melhor comer isso que nada”, mas na última visita à pediatra, veio a bronca. Engordou 3 quilos nas férias, exames com taxas altas e muito fora para idade dela e um diagnóstico bem preocupante… Pré diabetes. 

Foi muito difícil mudar toda alimentação da pequena do dia para noite, mas a médica foi clara e não poderíamos ter pena, ou ela iria sofrer futuramente. Não era hora de me culpar, pelo contrário: era arregaçar as mangas e cuidar da alimentação dela. Foi bem mais fácil do que pensei. Claro que tem os picos de saudade do chocolate, mas resolvemos tudo, já que o mundo light hoje está aí, cheio de opções. Ela descobriu um mundo novo, está comendo saladas, provando as frutas e cada dia descobre sua paixão por alguma coisa nova, iogurtes ligths, mas muito saborosos, sucos… Sabe que tudo tem sua hora, até o chocolate vem quando ela menos espera, como uma recompensa por todo seu esforço. Ela dá um mega valor a isso e continua firme e forte na dieta. A Família inteira está unida, ajudando a Lívia nessa batalha. Até porque todo mundo precisa ser saudável nessa casa, para dar exemplo. Se já é difícil para nós, imagina para esses pequenos? Ela já emagreceu, come a cada três horas porque já aprendeu e cobra a hora certa das refeições. Ouvir que ser saudável é muito mais legal do que ela imaginava é muito bom, pois sei que vai querer ser uma adulta saudável, porque sabe os riscos que isso traz para saúde.

Anúncio

FECHAR