Publicado em 16/07/2014, às 10h01 - Atualizado em 14/09/2021, às 13h19 por Redação Pais&Filhos
Chegou a hora: Castelo Rá-tim-bum – A exposição começa hoje no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo. Com apoio da TV Cultura, essa é uma homenagem a um dos principais programas infantis da década de 1990 e que completa 20 anos do início de sua veiculação. A Pais&Filhos já visitou a mostra e conta (só um pouquinho, para não estragar a surpresa) o que encontrou por lá.
A exposição, que já tem causado furor, é divida em duas partes. Na primeira, estão expostas peças do acervo, como figurinos, fotografias e trechos do programa. É o momento de matar as saudades, afinal, quem não se lembra do hit “Lavar as mãos” do Arnaldo Antunes ou do “Banho é bom”, que embalava o Ratinho? Para completar, são exibidos depoimentos gravados pelos atores do elenco exclusivamente para a ocasião.
Já a segunda parte é para despertar a criança que existe em cada um de nós: é possível andar por mais de dez ambientes recriados, como o saguão, a biblioteca e o laboratório da dupla de cientistas Tíbio e Perônio. Os bonecos originais também poderão ser vistos de perto, como o Gato Pintado, a cobra Celeste, as botas Tap e Flap e o monstro Mau. Já entre os espaços que mais chamam a atenção estão o corredor espacial em que o Etevaldo fica exposto, a porta giratória do quarto do Nino e o lustre do Castelo.
O curador da mostra, André Sturm, falou sobre o processo de montagem e apontou que ela foi toda planejada e executada pelo MIS: “Essa é a primeira exposição inteiramente nossa e a intenção, dessa vez, foi retratar algo que faz parte da cultura brasileira”. Ele contou ainda que foi feito todo um resgate da história do programa, além do trabalho de um arquiteto que teve a tarefa de recriar os ambientes do cenário original. “O nosso objetivo é realizar o sonho dos fãs de, finalmente, poder entrar no Castelo, além conquistar novos admiradores”, afirmou.
A atriz Cinthya Rachel, que interpretava a Biba, conta como está sendo essa experiência: “Estou achando fantástico, uma exposição de um programa brasileiro que marcou a infância de muita gente, vai ser uma delícia. E vai ser bom também para a gente relembrar, pois faz 20 anos e muita coisa se perdeu na nossa memória”. Já sobre o sucesso que o Castelo Rá-tim-bum ainda faz hoje, ela destaca a qualidade como ponto principal: “O programa é mágico para quem assiste, o visual é muito interessante, ensina de um jeito divertido, tem histórias boas e uma mega preocupação pedagógica por trás. Acredito que qualidade não envelhece”.
Com a intenção de tornar a visita ao MIS ainda mais completa, o museu preparou uma programação paralela toda especial. Aos finais de semana, serão apresentados espetáculos com alguns atores do elenco. Haverá ainda oficinas artísticas promovidas pelo Núcleo Educativo do Museu, além de cursos como o Stop Motion: Ratinho Castelo Rá-tim-bum, que mostrará a técnica de animação com massinhas.
Família
Cachorro chama a atenção por se parecer com um humano
Notícias
Princesa Charlotte pode perder o título de princesa após situação com Rei Charles
Caiu o preço
Ofertas do dia: aproveite até 40% de desconto no Samsung Galaxy A55
Família
Mãe recebe bilhete bem diferente de vizinha após choro do filho
Família
Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"
Família
Amanda Kimberlly fala pela 1ª vez sobre traição e filha com Neymar: “Fiquei calada por 9 meses”
Família
Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"
Notícias
Luana Piovani manda indireta para Virginia sobre criação das filhas: "Cheio de gente otária"