Notícias

Futebol na sala de aula

Publicado em 09/01/2014, às 15h10 - Atualizado em 17/06/2015, às 14h59 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Entre junho e julho de 2014 é esperado que o país receba cerca de 3,7 milhões de turistas, mais que a população de Brasília, distribuídos nos 12 estados que sediarão a Copa. Com tanta gente nas ruas e mais a torcida fervorosa dos brasileiros, dá pra ficar se perguntando como será a rotina nos dias de jogos. A abertura do evento será numa quinta-feira, 12 de junho, em pleno período escolar. Por isso, o Ministério da Educação (MEC) recomendou que os sistemas educacionais ajustassem os calendários de aula durante o evento.

Normalmente, as férias começam e terminam no mês de julho. Mas, para que as aulas não coincidam com a Copa, a indicação do MEC é que as escolas das Cidades-sede dos jogos suspendam as atividades letivas durante o período da competição. Para não comprometer o andamento das aulas, nem as horas de aulas dadas, secretarias públicas de estados-sede como São Paulo, Amazonas e Minas Gerais, mudaram o calendário. Assim, as aulas, que começariam no dia 1º de fevereiro, foram antecipadas para 27 de janeiro, e as férias do meio do ano acontecerão mais cedo, do dia 12 de junho até 11 de julho. Em outubro, os alunos terão uma semana de folga.

Escolas particulares

Já as escolas particulares terão autonomia para fazer as mudanças conforme suas necessidades. A Federação Nacional das Escolas Particulares afirma que as alterações serão feitas de acordo com cada instituição, desde que sejam respeitados os 200 dias letivos. A diretoria da Federação sugeriu que nas sedes da Copa as aulas fossem suspensas somente nos dias de jogos para evitar transtornos de mobilidade e segurança.

O Grupo Weducation, que engloba escolas em São Paulo, explica que, como muitos pais não terão folga do trabalho em dias de jogos, eles manterão as aulas pela manhã e pela tarde e disponibilizarão aparelhos de TV para que aqueles que ficarem na escola possam ver os jogos. Os colégios Albert Sabin e AB Sabin tampouco farão alterações em seu calendário por causa do evento. O colégio Consa manterá as aulas pela manhã e liberará os alunos das turmas da tarde. Já as aulas das turmas do período integral e semi-integral seguirão normalmente para que os pais optem se os alunos deverão ir ou não. O colunista da Pais & Filhos e diretor pedagógico do colégio Estilo de Aprender, Marcelo Cunha Bueno, pai de Enrique, afirma que em sua escola as aulas seguirão normalmente e que é totalmente contrário às mudanças no calendário escolar, já que uma pausa antecipada para as férias e, depois, um longo segundo semestre podem interferir no desempenho dos alunos.

Alternativas às férias

A maioria dos pais parece não concordar com as alterações. Veja enquete realizada pela Pais & Filhos no Facebook:

60% dos pais afirmaram que preferem que as aulas sejam suspensas apenas nos dias de jogos

25% dos pais preferem que o calendário escolar não seja sequer alterado com a chegada do evento no país

15% afirmaram que o ideal seria antecipar as férias


Palavras-chave
Matérias

Leia também

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"