Notícias

Evento tira dúvidas sobre Leucemia com debate entre público e especialistas

Imagem Evento tira dúvidas sobre Leucemia com debate entre público e especialistas

Publicado em 18/06/2013, às 12h04 - Atualizado em 24/06/2015, às 10h58 por Redação Pais&Filhos


O que é leucemia? Quais são as diferenças entre leucemias agudas e crônicas? Quais são os subtipos de leucemia? Quais são os sintomas mais comuns que podem levar ao diagnóstico? Qual especialista deve ser procurado ao serem percebidos os primeiros sintomas? O que é o transplante de medula óssea, como se cadastrar para ser doador e quais são os riscos envolvidos no transplante? Quais são as demais medidas terapêuticas para cada tipo de leucemia? Estas e outras perguntas poderão ser feitas pelo público que marcará presença na edição de junho do Encontro com Especialistas sobre Leucemia, que acontecerá na terça, 18, às 17h30, no A.C.Camargo Cancer Center, em São Paulo.

Criado em 2011 pelo A.C.Camargo, o Encontro com Especialistas oferece todos os meses para a população a possibilidade de ter dúvidas esclarecidas pelo corpo clínico da instituição, que é referência mundial em prevenção, diagnóstico, pesquisa e tratamento do câncer. Com inscrições gratuitas pelo e-mail [email protected], o evento é aberto ao público e a participação para quem não comparecer pode ocorrer com o envio de perguntas pelos perfis oficiais no Facebook ou Twitter.

Embora mais frequente nas crianças – é o câncer pediátrico mais comum no país – a leucemia também acomete a população adulta, representando de 1% a 2% das doenças malignas.  Os subtipos são divididos em Leucemia Linfóide Aguda (mais comum dos 2 aos 5 anos), Leucemia Linfóide Crônica (mais comum a partir dos 55 anos) e as Leucemias Mielóide Crônica e Mielóide Aguda (que acometem pacientes das mais variadas idades).

De acordo com o onco-hematologista da Oncologia Clínica do A.C.Camargo Cancer Center, Jayr Schmidt Filho, os sintomas mais evidentes da leucemia são fraqueza, cansaço, febre e outros quadros infecciosos, hematomas e sangramentos na gengiva e nariz. “Esses sintomas podem ser mais evidentes nas leucemias agudas, enquanto que nas leucemias crônicas, os sintomas surgem mais lentamente”, destaca o especialista, que estará acompanhado no palco pelos também onco-hematologistas Vladmir Cordeiro de Lima, Garles Matias Vieira, Tadeu Ferreira de Paiva Júnior e Fernanda Lemos Moura.

Além dos sintomas descritos, o exame que indica a suspeita de leucemia é o hemograma, que avaliará as condições das várias séries do sangue. A partir da suspeita de leucemia, é recomendada a realização de exames da medula óssea – mielograma e biópsia de medula óssea – que permitem identificar a presença de células anormais, que prejudicam a fabricação dos outros elementos do sangue. Outros exames também podem ser necessários para confirmação do diagnóstico e melhor caracterização da doença, como imunofenotipagem, citogenética e exames de análise molecular. No caso das leucemias crônicas, alguns exames para o diagnóstico podem ser obtidos a partir de exames de sangue.

Encontro com Especialistas – Criado em 2011, o programa Encontro com Especialistas já recebeu mais de duas mil pessoas, sendo opção de interação de pacientes, familiares, cuidadores e público em geral com suas dúvidas relacionadas a tipos de câncer de alta incidência na população brasileira como mama, próstata,pulmão, laringe, boca, colo do útero, garganta e intestino. Em cada edição as perguntas do público são respondidas ao vivo em auditório e via redes sociais por mastologistas, urologistas, psicólogos, psiquiatras, cirurgiões, pneumologistas, fonoaudiólogos, ginecologistas, endocrinologistas, dentre outros. O evento é aberto ao público e a participação para quem não consegue comparecer pode ocorrer com o envio de perguntas para qualquer um dos especialistas convidados pelos perfis oficiais no Facebook e Twitter.

SERVIÇO
Encontro com Especialistas do A.C.Camargo Cancer Center
Tema:
 “Leucemia”
Data: terça-feira, 18 de junho de 2013.
Local: A.C.Camargo: Auditório José Ermírio de Moraes. 
Endereço: Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade, São Paulo
Horário: 17h30.
Inscrições gratuitas:[email protected]
Participação por mídias sociais: 
Facebook:  www.facebook.com/accamargocancercenter
Twitter:www.twitter.com/haccamargo


Palavras-chave
Notícias

Leia também

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Alexandre Correa - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Alexandre Correa se muda para apartamento em que irmã de Ana Hickmann morava

Andreas Richthofen vive isolado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Vizinhos do irmão de Suzane Von Richthofen contam triste rotina do rapaz: "Precisa de ajuda"

Rafa Justus - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

A menina foi com uma camiseta ‘inadequada’ para a sala de aula - Reprodução/ TikTok

Criança

Mulher é chamada de ‘péssima mãe’ por causa de camiseta usada pela filha na escola

Anderson Leonardo, do Molejo, está internado em estado grave na luta contra o câncer - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Anderson Leonardo, do Molejo, está em estado gravíssimo: "Médicos estão reunidos com família"