Notícias

Estudo revela qual é o período do dia de maior estresse para mães e pais

Pesquisadores analisaram o nível de estresse dos participantes ao longo do dia

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

período mais estressantes para pais e mães

De manhã, a vida costuma ser uma correria. Do momento em que você acordar até se arrumar, arrumar as crianças, tomar café da manhã, levá-las para a escola e ir para o trabalho, há um longo processo. Uma pesquisa feita por uma seguradora nos Estados Unidos afirmou que a manhã é o período mais estressante do dia para os pais e mães. O que você acha?

Para chegar ao resultado, os pesquisadores analisaram amostras de saliva de mil pais e mães, com filhos de idades entre 5 e 15 anos, durante cinco períodos do dia. Eles descobriram que o pico do estresse acontece pela manhã, em média às 8h15, horário em que geralmente os pais estão indo ou voltando do trajeto da escola dos filhos. O estudo ainda indicou que, após o pico de cortisol (hormônio do estresse) na corrente sanguínea, o organismo sente o efeito por 2h30 e o coração fica mais acelerado.

Anúncio

FECHAR

Os especialistas afirmam que ter picos de estresse durante o dia é algo normal e faz com que o nosso corpo fique alerta. Mas o ideal é que eles aconteçam no fim da manhã e à tarde, momentos em que precisamos de atenção e energia para as tarefas. Quando o primeiro pico ocorre cedo, a chance de ter mais vezes aumenta ao longo do dia, o que maximiza as chances de ter problemas cardíacos, como hipertensão.

Segundo os pesquisadores, a solução é se preparar para o estresse e tentar fazer da manhã um momento mais feliz e leve. Tentar sair de casa mais cedo para não se estressar com o trânsito ou ter mais tempo para tomar café com calma podem ser algumas medidas eficientes. Começar o dia na correria estressa os pais e também deixa as crianças mais irritadas. Na sua casa também é assim?