Notícias

Estreia série “Experimentos Extraordinários”

....e gravando! Nova série infantil do Cartoon Network faz comédia para crianças sem infantilizar a linguagem

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Estreia amanhã no Cartoon Network a série “Experimentos Extraordinários”, a primeira em live action produzida pelo canal no Brasil, em parceria com o Futura, que tem como objetivo retratar os bastidores de um programa de TV sobre experimentos caseiros, como a construção de catapultas gigantes, foguetes movidos a vinagre e um vulcão em erupção. Aquelas coisas que toda criança ama! Quem comanda as atividades é Iberê Thenório, criador do “Manual do Mundo”, canal no Youtube que conta com mais de 2 milhões de inscritos e 250 milhões de visualizações.

Tiago Mello, um dos criadores e produtores da série, conta que a aposta está na graça do texto e na boa atuação: “procuramos fugir da comédia pastelão. Para isso, tivemos roteiristas trabalhando durante 8 meses e preparação de elenco”. Ele aponta ainda a falta de séries de comédia direcionadas ao público infantil na televisão e destaca a sua preocupação com o realismo: “não fizemos um cenário bonitinho e não tratamos as crianças como ‘bobas’. Falamos de igual para igual. Acho que esse é o diferencial”, conclui.

Nós fomos ao set de filmagem acompanhar os bastidores das gravações e, com cuidado para andar pelos cenários sem atrapalhar os diretores,  pudemos conversar com alguns dos atores entre um take e outro. Vestindo figurinos coloridos em meio a figurantes fantasiados – não é difícil ver um pirata passando de um lado para outro no set – todo o elenco tem uma opinião comum: a linguagem da série é o grande destaque. Embora as personagens pareçam representar estereótipos, a intenção é, na verdade, desconstruí-los, o que é um ponto essencial para a formação infantil.

Anúncio

FECHAR

A confusão está armada
Na série, Iberê Thenório é contratado como produtor executivo do programa “Experimentos Extraordinários” e, ao planejar montar uma equipe, fica sabendo que Úrsula, dona da emissora e linha-dura, já cuidou da questão. O problema é que os contratados são quatro crianças totalmente inexperientes. Elas serão as responsáveis por colocar no ar um episódio por semana com as experiências e traquitanas do cientista maluco. A série conta com 26 episódios de meia hora cada.