Notícias

Estreia hoje documentário sobre a educação no país

Projeto contou com “vaquinha virtual” para viabilizar filme que mostra diferentes possibilidades de escolas

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Muita gente está insatisfeita com o modelo de educação das escolas brasileiras, mas poucos têm ideia do que fazer para mudar. Foi essa inquietação que levou o jornalista Raul Perez e o documentarista Antônio Lovato a criarem o documentário Quando Sinto Que Já Sei, que estará no ar a partir de hoje. Para viabilizar esse projeto, eles fizeram uma vaquinha virtual no site Catarse e levantaram quase R$ 50 mil, vindos de 487 apoiadores. Com esse dinheiro, Raul e Antônio foram conhecer e retratar 10 colégios que seguem modelos diferentes do tradicional.

“Carteiras enfileiradas, aulas de 50 minutos, provas, sinal de fábrica para indicar o intervalo, grades curriculares, conhecimento dividido em diferentes caixas. As escolas, como são hoje, oferecem os recursos necessários para que uma criança se desenvolva ou a transformam em um robô, com habilidades técnicas, mas sem senso crítico?”, questionam os autores do projeto.

Nos 10 colégios visitados, a dupla encontrou salas de aula sem paredes, turmas que misturavam alunos de várias idades e crianças que decidem o que querem aprender. Além de mostrar como funcionam as metodologias alternativas, o documentário reúne depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais de diversas áreas.

Anúncio

FECHAR

A ideia é exibir o documentário em escolas, universidades e empresas, além de sessões abertas e gratuitas. Veja a lista aqui

Assista ao trailer: