Notícias

Estados Unidos querem banir a gordura trans dos alimentos até 2018

Publicado em 08/07/2015, às 09h33 por Adriana Cury


Compartilhe:


Pipoca de microondas, salgadinho, muffins, biscoitos recheados, pizza, sorvete de massa… Todas essas delícias, que as crianças adoram, têm um ingrediente em comum que pode fazer muito mal para a saúde: a gordura trans. Mas afinal, para que serve a gordura trans? Ela é usada em diversos alimentos industrializados para evitar que os produtos estraguem com facilidade e para que eles fiquem mais cremosos. Para ser mais exato, 37% dos alimentos recebem uma boa quantia desse ingrediente desde a década de 50.

O problema é que a gordura trans também é responsável por vários problemas de saúde: aumento do colesterol ruim, acúmulo de gordura nas artérias e, consequentemente, aumento das chances de ataques cardíacos e outras doenças do coração. Apesar dos Estados Unidos não ser o país com o maior número de obesos em termos absolutos (ele ainda perde para o México), a população infantil obesa triplicou nos últimos 30 anos.

Em termos mundiais, 35% das meninas e 32% dos meninos até 12 anos são obesos. 75% dos pais não reconhecem que os filhos estão acima do peso e precisam se cuidar. Por isso, a agência norte-americana que regula alimentos e medicamentos, Food and Drug Administration (FDA), estabeleceu um prazo de 3 anos para que a indústria de alimentos consiga banir a gordura trans e encontrar um substituto menos nocivo. . “Nós criamos essa determinação com base nas evidências científicas disponíveis e nas pesquisas de especialistas“, afirmou Susan Mayne, diretora do FDA.

Desde 2006, todas as embalagens americanas já trazem a informação de que o alimento contém gordura trans. Com apoio da Organização Mundial da Saúde, paíse4s como Suíça, Dinamarca e Argentina também pretendem banir a gordura trans dos ingredientes usados em alimentos industrializados. No Brasil, ainda não existem regras específicas sobre o assunto.


Palavras-chave
Notícias

Leia também

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas