Notícias

Escolas cobram mais na mensalidade de alunos com Down

Publicado em 14/01/2014, às 16h41 - Atualizado em 17/06/2015, às 15h10 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Nesta segunda-feira, o jornal O Estado de S. Paulo trouxe uma reportagem afirmando que algumas escolas cobram a mais de alunos com síndrome de Down. A matéria traz o depoimento da engenheira civil Monica Burin, que tentou matricular seu filho Gabriel, de 2 anos, com síndrome de Down, na Escola Infantus, na Vila Leopoldina, mas foi informada que teria de arcar com os custos de um cuidador só para seu filho. A mensalidade do colégio passaria de R$ 630, valor cobrado para todos os alunos, para R$ 930 por meio período. 

A denúncia foi feita e o Ministério Público já abriu inquérito para apurar se há irregularidades. A cobrança a mais para alunos que tenham qualquer tipo de deficiência é irregular e é considerado crime. Além disso, a punição é de 1 a 4 anos de reclusão e multa para quem adiar, cancelar ou fazer cessar sem justa causa a inscrição do aluno em razão de alguma deficiência. 

Quem também narra que passou por isso é a farmacêutica Lugiane Alvez, de 31 anos, que passou por escolas que alegaram falta de estrutura, negaram a matrícula ou disseram que cobrariam a mais para seu filho Marco Antônio, com síndrome de Down. 

Além das cobranças indevidas, o uso de uma auxiliar voltada especialmente para a criança com síndrome de Down pode ser prejudicial, já que pode causar segregação nas escolas. Em entrevista ao jornal, a psicóloga Cintia Freller, especialista em psicologia escolar e integrante do laboratório de Estudos sobre o Preconceito da USP, afirma que procedimentos como tirar o aluno que tem a síndrome da sala de aula em disciplinas que se pressupõe que venha a ter dificuldades também não é adequado.



Palavras-chave
Notícias

Leia também

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Jogador diz que foi amante de Viviane Araújo enquanto ela era casada com Belo: "A coitadinha"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Gravidez

"Fui demitida no dia que voltei da licença-maternidade depois de 5 minutos"

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar mostra ultrassom da filha pela primeira vez

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer