Notícias

Escola de ensino integral é modelo na superação da desigualdade

Shutterstock

Publicado em 02/08/2016, às 09h06 - Atualizado em 13/12/2022, às 08h21 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Pesquisa que mapeou escolas brasileiras e estrangeiras mostra que o ensino integral no ensino médio ajuda a superar as desigualdades em questões como inclusão social, autonomia, raça, gênero e sexualidade. O estudo foi divulgado hoje (2), em São Paulo, durante o Seminário Internacional Educação Integral e Ensino Médio: Desafios e Perspectivas na Garantia da Equidade, promovido pelo Centro de Referências em Educação Integral, Instituto Unibanco e Cidade Escola Aprendiz.

Vinte e nove escolas foram selecionadas, 12 delas estrangeiras, que se destacaram pela qualidade na educação ao vencer prêmios ou por indicação de secretarias municipais e estaduais de educação. Os pesquisadores escolheram instituições de países como Estados Unidos, Afeganistão, Peru e Argentina.

Segundo Julia Dietrich, gestora do Programa Centro de Referências em Educação Integral, “esses países têm uma trajetória semelhante à nossa, com necessidade de reafirmar a integralidade da educação, mas que ainda não conseguiram fechar a equação do desenvolvimento integral”.

Julia afirmou ainda que o ensino integral não significa apenas a ampliação do tempo do aluno dentro do ambiente escolar, mas tem a ver com o desenvolvimento do indivíduo em suas múltiplas dimensões, física, intelectual, emocional e social.

“Todo projeto político-pedagógico de escolas no Brasil quer formar cidadãos críticos, conscientes do seu papel no mundo, capazes de transformar as suas realidades. O que a escola faz, na verdade, é inviabilizar esse processo. Cria cidadãos apáticos, fechados, com uma prioridade conteudista e não com uma abordagem do tipo: para que serve determinado conteúdo? O que a gente quer com isso?”.

Ângela Meirelles de Oliveira, doutora em história e pesquisadora da USP, que também atuou na pesquisa, disse que o ensino vem sendo relacionado erroneamente à instrução no Brasil. “A gente tem que reforçar que a educação precisa lidar com o sujeito como um todo.

A partir das conclusões do estudo, foram elaboradas 92 recomendações para as escolas interessadas em introduzir o ensino integral. Além de derrubar preconceitos, os pesquisadores recomendam o fortalecimento da autonomia do estudante, a possibilidade de intervir no seu próprio currículo escolar, nas decisões da escola e a promoção da diversidade.

*(Com informações da Agência Brasil)


Palavras-chave

Leia também

Família

Filha de Madonna aparece em foto extremamente rara ao lado do pai

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Família

Madonna revela regras de convivência que impõe para os seis filhos na casa

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Thais Fersoza mostra como seu corpo ficou após duas gestações: “Essa é a realidade”

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar