Notícias

Educação online

Imagem Educação online

Publicado em 22/11/2013, às 16h57 - Atualizado em 15/06/2015, às 10h44 por Redação Pais&Filhos


O Google anunciou nesta quinta-feira, 21, o lançamento do seu novo canal de educação em português, o YouTube Edu. Nesse novo espaço educativo, o internauta terá acesso a mais de 8 mil videoaulas de professores brasileiros de diversos lugares do Brasil. Para começar, o canal será voltado exclusivamente para alunos do ensino médio com aulas de Português, Matemática, Química, Física, Biologia etc. Segundo os criadores, a partir de 2014 o canal irá apresentar outros conteúdos de outros níveis escolares, além do superior.

No canal Youtube Edu, os professores foram selecionados por especialistas da Fundação Lemman, que é parceira do projeto. Apesar disso, o portal possui uma chamada aberta para que outros professores e canais compartilhem seus conteúdos para que possam ser avaliados pela equipe de curadores.

Com o lançamento do canal, o Brasil se torna o segundo país a receber o projeto de um portal exclusivo de educação dentro do ambiente do YouTube, seguindo o pioneiro Estados Unidos, que ganhou uma página como esta em 2009. Com o canal, os usuários terão acesso a vídeos diversos em um só lugar, além de serem altamente confiáveis, por terem sido selecionados e atestados por profissionais. Dessa forma, alunos e professores trabalham com plataformas educativas terão à disposição uma seleção pronta de aulas que podem ser assistidas em casa ou visualizadas em sala de aula.

“Não nos preocupamos com formato. Pode ser uma aula divertida, gamificada, com lousa ou com o professor tocando violão. A ideia não era essa, pelo contrário. O melhor formato e como gosta de aprender é um critério pessoal de cada aluno ou usuário. Nos preocupamos principalmente com o fato dos conteúdos estarem corretos e organizados”, explica Denis Mizne, diretor da Fundação Lemann.

O canal

O YouTube Edu dividiu os vídeos selecionados não apenas por matérias (Biologia, Física, Português, Matemática e Química), mas também por assuntos. Assim, o usuário pode selecionar os temas das disciplinas que mais interessam. Por enquanto, são cerca de cinco temas por cada matéria.

Alguns professores e instrutores escolhidos são conhecidos pelos alunos, como Paulo Jubilut, do canal Biologia Total e Cesár Medeiras, ou simplesmente Nerckie – como é apelidado na rede – , são alguns dos professores mais populares da web que tiveram vídeos selecionados para participar no YouTube Edu. Além disso, nessa primeira fase, também foram selecionados conteúdos de canais e plataformas como a Aula Livre, o Descomplica e o Khan Academy.


Palavras-chave
Matérias

Leia também

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia se pronuncia sobre atitude polêmica com babá da filha: "Não foi porque não quis"

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

Andreas Richthofen vive isolado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Vizinhos do irmão de Suzane Von Richthofen contam triste rotina do rapaz: "Precisa de ajuda"

Molejo - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Molejo pede orações após revelar estado de Anderson Leonardo: "Para Deus nada é impossível"

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Rafa Justus - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos