Notícias

E foram só seis meses

Imagem E foram só seis meses

Publicado em 11/07/2013, às 11h52 - Atualizado em 23/06/2015, às 12h42 por Redação Pais&Filhos


Michelle Mariotto mãe de João participa da campanha Culpa,Não! O tema do mês de Julho é  “Não preguiça é cansaço”  se você também quiser participar siga a nossa página no Facebook e mande um depoimento sobre o tema do mês para [email protected] .  

Coincidência – ou não! – enquanto escrevo esse relato completo meu primeiro semestre como mãe. E posso dizer com a maior convicção do universo que o maior fardo, e o mais pesado, dessa minha nova condição é a exaustão.

Dizer que não tenho sequer uma única digna noite de sono ininterrupto há seis meses – um pouco mais, na verdade – é chover no molhado. Afinal, que mãe não passou por isso? Minha particularidade é que o João chegou causando. Minha bolsa rompeu às 23:00h, ele nasceu às 03:00h e inaugurou em alto estilo meu saldo negativo no banco de horas do sono com uma noite em claro…

Não ter tempo para ir ao banheiro, comer, pular o dia de lavar o cabelo, sair sem maquiagem e mal vestida – isso quando não contabilizo dias sem colocar o nariz para fora da porta de casa… Tudo em função dos cuidados com o pequeno. Também não acredito que seja exclusividade minha. Certeza que qualquer mãe de primeira viagem morando longe da família – traduzindo: sozinha no mundo! (sem exagero, é assim que me sinto às vezes) – sabe bem do que eu estou falando. E aí a exaustão é notória: olheiras profundas, pele e cabelo sem viço, humor oscilante, falta absoluta de energia para cozinhar um ovo – que dirá comê-lo… Na boa, não dá para sentir culpa por algo tão visceral, tão humano, tão… óbvio!

Mas aí entra o cérebro! O manda-chuva. O vilão supremo. Que, levado pela falta de sono, a alteração absoluta e definitiva da rotina e impossibilitado de atuar na sua máxima capacidade – quando não completamente ocioso – nos leva a pensamentos obscuros, intensos, dolorosos, maldosos. “Eu não estava preparada para isso”. “Não nasci para ser mãe”. “Meu filho merecia uma mãe muito melhor do que eu”. “E se eu pudesse voltar no tempo?”

Se eu pudesse voltar no tempo nada seria diferente. Porque, apesar do meu sofrível estado de esgotamento, meu filho foi o melhor presente que eu ganhei na vida! Nunca fui tão feliz, plena, realizada, satisfeita, madura, esperta, descolada, dedicada e antenada como depois da sua chegada. E, em toda a minha vida, nunca amei tão profunda e desesperadamente como eu o amo. Tanto que no meio do caminho (meio que para passar o tempo…) encontrei forças para criar e manter um blog. Para falar de que? Maternidade e filhos. Eita bicho esquisito que é mãe!

O cansaço físico é natural e esperado. O verdadeiro perigo é a exaustão psicológica!

Xô culpa! Vá de retro…


Palavras-chave
Culpa Não

Leia também

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

A menina foi com uma camiseta ‘inadequada’ para a sala de aula - Reprodução/ TikTok

Criança

Mulher é chamada de ‘péssima mãe’ por causa de camiseta usada pela filha na escola

Andreas Richthofen vive isolado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Vizinhos do irmão de Suzane Von Richthofen contam triste rotina do rapaz: "Precisa de ajuda"

Rafa Justus - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

Anderson Leonardo, do Molejo, está internado em estado grave na luta contra o câncer - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Anderson Leonardo, do Molejo, está em estado gravíssimo: "Médicos estão reunidos com família"

Vicky - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Filha de Roberto Justus estreia como modelo aos 3 anos: "Minha estrela"