Notícias

Culpa por não se sentir culpada

Publicado em 07/06/2013, às 12h31 - Atualizado em 16/06/2015, às 13h18 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Desde que o Lorenzo nasceu eu sempre soube que teria de estimulá-lo ao máximo, que precisávamos correr contra o tempo, por isso a ideia de deixá-lo no berçário após o período de licença sempre foi considerada. Mesmo após os 45 dias de internação na UTI e de todos os cuidados que ele precisava, nós optamos por isso.

Pesquisei muito, visitei mais de cinco berçários e escolhi um que fosse de encontro ao que procurávamos: profissionais experientes, limpeza, cuidados e segurança. O fato de o berçário disponibilizar o acesso via câmera também me deixou mais segura.

Eu estava ansiosa para levá-lo, sabia que ele iria gostar de ficar com as outras crianças e que seria muito importante para os estímulos que ele precisava. Fui feliz e segura. Fizemos um período de adaptação que foi bem rápido, pois desde o primeiro dia ele já se sentiu bem, gostou do ambiente e nem precisei ficar junto.

A minha culpa veio justamente pelo contrário, pois via as outras mães chorando em deixar os filhos e eu estava sentindo exatamente o oposto… Estava feliz em proporcionar essa experiência a ele, sabia que ele estava gostando de ficar perto de outras crianças e o ambiente era muito rico em estímulos. Cheguei até a pensar que existia algo errado comigo… Conversei com as professoras que me disseram que provavelmente todo o processo de adaptação dele foi tranqüilo e rápido, pois eu havia passado essa segurança e tranqüilidade para ele.

Até hoje ele ama a escola, já chegou a chorar quando fui buscá-lo porque queria ficar lá. Ele adora os amiguinhos e as professoras. Apesar de sua limitação, devido à paralisia cerebral, não houve dificuldade de adaptação ou aceitação por parte dos amiguinhos e da escola. Algumas dificuldades como a alimentação e as restrições motoras foram superadas com informação e treinamento. E hoje tenho certeza de que levá-lo ao berçário aos cinco meses foi nossa melhor escolha.


Palavras-chave
Culpa Não

Leia também

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Ana Hickmann leva filho para assistir corrida de Edu Guedes e expressão dele rouba a cena