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Crianças não devem consumir mais de 25 gramas de açúcar por dia

O importante alerta é da Associação Americana de Cardiologia

Redação Pais&Filhos

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(Foto: Shutterstock)

Nenhuma criança entre 2 e 18 anos deve consumir mais de 25 gramas de açúcar, o equivalente a 6 colheres de chá ou 100 kcal adicionados nos alimentos por dia. O alerta foi feito na última semana pela Associação Americana de Cardiologia para pais e responsáveis.

No caso das bebidas açucaradas como refrigerantes, sucos, chás e isotônicos, o consumo indicado é de até 350 ml, ou seja, menos de uma latinha. Para os pequenos abaixo de 2 anos, no entanto, a recomendação é mais radical: zero açúcar adicionado!

E todo esse barulho não é sem motivo. O consumo exagerado de açúcar pode desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, entre outras doenças crônicas, por isso é preciso ficar muito atento.

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Atenção também na hora de escolher os produtos que entram no carrinho do supermercado. Bolachas, iogurtes, leite achocolatado, papinhas, macarrão instantâneo podem virar vilões.  Quem diz é a médica endocrinologista Giulianna Pansera, do G-Realfit. “Se olhar a lista dos produtos que seu filho mais gosta verá que, em quase 100% dos casos, o ingrediente com maior quantidade é o açúcar. Mas nem sempre ele vem com o nome mais famoso, muitas vezes vem disfarçado”, avisa a médica.

Veja outros nomes do vilão:
dextrose
xarope de milho
açúcar mascavo, açúcar demerara
frutose
açúcar invertido
maltose
dextrose
sacarose
maple syrup
cana de açúcar
melado
maltodextrina
suco de fruta concentrado
suco de maçã

O ideal mesmo é que na dieta das crianças haja sempre um maior consumo de frutas e vegetais frescos, assim como cereais e grãos integrais e não processados.