Notícias

Coronavírus: Governo de São Paulo adota medidas para proteger as famílias

Getty Images

Publicado em 26/02/2020, às 11h16 - Atualizado às 11h37 por Yulia Serra


Compartilhe:


Prevenir é sempre o melhor remédio (Foto: Getty Images)

Depois da confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, na manhã desta quarta-feira (26), o Governo de São Paulo está tomando medidas para proteger a população e garantir que não tenham mais casos.

Em nota, comunicaram que foi criado “um centro de contingência do Estado para monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo coronavírus em São Paulo”. O espaço atuará na Secretaria de Estado da Saúde e conduzirá as medidas de enfrentamento ao COVID-19.

O centro será presidido pelo o infectologista David Uip e também contará com profissionais do Instituto Butantan, médicos especialistas das redes pública e privada, sob a supervisão do Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

“É imprescindível que, ao apresentar os sintomas, as pessoas procurem um serviço de saúde mais próximo, como fez este paciente”, afirmou o Secretário Germann.

Além dos sintomas como febre, dificuldade para respirar, tosse ou coriza é preciso observar outros aspectos epidemiológicos, como histórico de viagem em área com circulação do vírus ou mesmo contato próximo a algum caso suspeito ou confirmado laboratorialmente para COVID-19.

“A prevenção é o mais importante para doenças respiratórias, pois vírus não respeita fronteira”, finaliza o infectologista David Uip. O homem que foi detectado com a doença está em isolamento domiciliar, estável. Além dele, há outros 11 casos suspeitos da doença na capital. Todos sob investigação.

Os coronavírus são uma família de vírus conhecida há mais de 50 anos. Tem este nome porque parece uma coroa, se visto no microscópio. Algumas cepas infectam seres humanos, outras infectam somente animais. O novo vírus (2019-nCoV) provavelmente é uma mutação que não atingia humanos e, nos últimos meses, passou de um animal para uma pessoa em um mercado de frutos do mar e animais vivos na cidade de Wuhan, na China.

Saiba como se proteger da doença

Para se prevenir, a recomendação do Ministério da Saúde é a mesma feita para a prevenção de infecções respiratórias agudas. São elas:

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!

Palavras-chave
doença coronavírus governo de são paulo medidas

Leia também

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

Família

'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos

Criança

Quarto super luxuoso de filha de Roberto Justus revolta seguidores: "Exagero"

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

Família

Família é encontrada abraçada e sem vida sob escombros no Rio Grande do Sul

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Bartolinite: o que é a bola inchada na vagina e como tratar a infecção