Notícias

Confiança na família é de 90%, diz IBOPE

Única instituição que não perdeu confiança é aquela em que a gente mais acredita

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Está no nosso DNA: somos a revista que acredita que família é tudo. E os brasileiros estão com a gente. De acordo com o Índice de Confiança Social (ICS), medido pelo IBOPE Inteligência, a confiança dos brasileiros nas instituições em geral e nos grupos sociais caiu 7 pontos em relação ao ano passado. O índice é medido pelo IBOPE Inteligência. As pessoas da família encabeçam a lista com uma média de 90 pontos, praticamente idêntica aos 91 do ano anterior.

O ICS mede ainda a confiança dos brasileiros nas pessoas e grupos sociais e, mesmo nesses casos, o estudo mostra que a confiança também cai, sempre com exceção da família. A confiança nos vizinhos, por sua vez, diminui em 4 pontos, enquanto nos amigos e nos brasileiros em geral, a redução é de 3 pontos para cada um.

Segundo o IBOPE, as 18 instituições avaliadas representam diferentes setores da sociedade, tanto das esferas pública e privada, como da sociedade civil, e os resultados deste ano revelam queda na confiança em relação a (quase) todas elas. Em uma escala que vai de 0 a 100, a confiança na Presidência passou de 63 para 42 pontos em relação a 2012. No Governo Federal, caiu de 53 para 41. A Presidência fica em 11º lugar no ranking, com resultado melhor do que o Congresso Nacional e os Partidos Políticos, que ocupam as últimas posições.

Anúncio

FECHAR

Os bombeiros continuam em primeiro lugar, mas seu índice também diminui: de 83 para 77 pontos. O sistema público de saúde, por sua vez, registra queda de 10 pontos e passa de 42 para 32.