Notícias

Comer, que é bom… Nada!

Imagem Comer, que é bom… Nada!

Publicado em 01/10/2013, às 12h19 - Atualizado em 23/06/2015, às 13h24 por Redação Pais&Filhos


A foto aí de cima diz muita coisa, né? Talvez nem precisasse do texto, mas vamos lá. 

Na minha última participação aqui no “Culpa, Não!”, eu dizia o quanto estava cansada desde o início da introdução alimentar do meu bebê. E finalizei o texto da seguinte maneira: “Aguardando as cenas dos próximos capítulos. Só que nem um pouco ansiosa… rs”.

 Pois bem, como parece que o “Culpa, Não!” tem alguém infiltrado aqui em casa para definir o tema do mês (rsrs… Impressionante como temos sempre os mesmos problemas, não?), aqui vai o desenrolar dessa novela, desde o primeiro capítulo.

Com o maior orgulho do mundo, consegui amamentar o João exclusivamente com leite materno até o sexto mês. Na véspera de completar essa idade – e faltando cinco dias para a consulta com o pediatra – comecei a oferecer frutas a ele, que as aceitou super bem. Mamão, banana, maçã e laranja lima foram encaradas com uma pontinha de estranhamento inicial, mas sem maiores intercorrências. Então, chegou a consulta. O pediatra orientou a manter uma fruta pela manhã, começar com a papinha salgada naquele mesmo dia e, após duas semanas, oferecer as frutas também à tarde e depois o jantar, gradativamente.

Lá fui eu preparar a primeira papinha, que foi provada lindamente de boquinha escancarada e pedindo mais! Bom demais para ser verdade? Sim! Desde então, ele não mais aceitou as frutas e, pior, abandonou a chupeta – que era seu calmante! – e passou a dormir apenas mamando. No dia seguinte, ainda aceitou bem o almoço. E só.

A partir do terceiro dia, ele pegou horror da colher. Não mais aceitou frutas, nem papinha, nem nada. Tentei as mais diversas receitas, com os mais variados ingredientes, desde os mais simples até os mais exóticos.

Hoje, o João está a pouco mais de uma semana de completar nove meses. Só de pensar na hora das refeições, me estresso. Há ocasiões em que passo mais de uma hora tentando ensiná-lo / convencê-lo / forçá-lo a comer e tudo o que consigo são, ao todo, umas três colheradas. Isso usando os truques mais sórdidos, porque ele simplesmente trava os lábios quando vê a colher. Ri e chora de boca fechada para não correr o risco de receber uma colherada voadora na boquinha. O mais intrigante é que o que chega até a boca é mastigado e engolido com a maior naturalidade.

Simplesmente não sei mais o que fazer a respeito. Ele mama que é uma lindeza, apenas leite materno. Aceita muito bem a água – no copinho, porque a mamadeira, aos seus olhos, é mais um objeto de tortura. Mas comer, que é bom…

Tivemos um pequeno progresso recentemente. Ele come abacate como se fosse um manjar dos Deuses. Escancara a boquinha e pede mais. Mas só o abacate!


Palavras-chave
Culpa Não

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Isis Valverde - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Viih Tube comenta que não fará festão para segundo filho - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube fala sobre trauma após confusão na festa de filha: "Seu irmão vai ser só um bolinho"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar