Notícias

Comer é o melhor para pode crescer

Intervalo de três horas entre refeições deve ser seguido especialmente entre crianças

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Uma criança precisa de 1500 a 1750 calorias por dia para abastecer as energias para brincar, aprender e crescer.Por isso, é importante que a criança coma uma porção de frutas ou um lanche entre os intervalos das refeições principais, que são o café da manhã, o almoço e o jantar.Assim como os adultos, as crianças não devem passar longos períodos sem comer.

Segundo a nutricionista Juliana Tomandl Fontes, filha de Jaime e Julia, “é importante que as crianças comam a cada 3 ou 4 horas, no máximo. Isso faz com que o corpo trabalhe melhor, evita moleza, falta de energia e até dor de cabeça. Assim, o metabolismo da criança estará sempre ativo”, explica. Isso evita que o seu filho fique cansado em momentos importantes, como durante a aula. Além do mais, se ele estabelecer uma rotina diária de alimentação saudável, se acostumará com esses hábitos quando crescer.

Anúncio

FECHAR

O pediatra Moisés Chencinski, pai de Renato e Danilo, membro do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo, ressalta que a manutenção de bons hábitos alimentares, essencialmente nos primeiros anos de vida – sendo que nos seis primeiros meses a alimentação é feita apenas com o leite materno –,garante o bom desenvolvimento da criança, sendo que até 50% da estatura do corpo é desenvolvida nesta fase. Por isso, é importante saber quando e como introduzir os alimentos na dieta da criança.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria

  • ofereça 55% de carboidratos
  • 15 a 20% de proteínas
  • 20% a 30% de gordura

Opções para o cardápio

Procure inserir vegetais e legumes no dia a dia da criança e deixe sempre um potinho de frutas – que são ricas em nutrientes – para os lanches da tarde, por exemplo. Se ela recusar as primeiras opções, ofereça outras frutas e tente outras vezes: é comum que o seu filho rejeite as novidades. Para não enjoar, listamos algumas opções de lanches saudáveis para crianças acima de um ano de idade (quando começam a comer integrais):

  • Iogurte
  • Fruta desidratada
  • Castanhas
  • Granola com leite ou iogurte e frutas
  • Bolacha ou torrada integral com requeijão ou cream cheese light
  • Pão Integral com queijo branco (ou queijo cottage, ricota) e peito de peru
  • Cookies Integrais

Mas não force a barra. Comer em intervalo de uma ou duas horas não é o suficiente para sentir fome: isso pode acarretar em obesidade. De acordo com o Instituto Alana, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos está acima do peso, no Brasil.Logo, procure tentar se basear na pirâmide alimentar para evitar anemia e, no outro extremo, o sobrepeso.

Consultoria: Juliana Tomandl Fontes, filha de Jaime e Julia, é nutricionista, www.entrelegumeseverduras.com.br; Moisés Chencinski, pai de Renato e Danilo, é pediatra e membro do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo e do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo, www.drmoises.com.br.